Gerenciamento de resultados
Recuperação judicial
Empresas brasileiras
Área
Finanças
Tema
Gestão Financeira
Autores
Nome
1 - Gustavo Sousa Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Fagen
2 - Luciana Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - Arthur Antonio Silva Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN/PPGAdm
Reumo
O real earnings management (REM), tem sido investigado sob a ótica da literatura contábil financeira examinando as questões como planos de ação gerencial, influência de fatores institucionais, reduções de preços, vendas de ativos, superprodução ou recompras de ações. As evidências sugerem que os resultados podem ser gerenciados modificando fatores como estrutura das transações de investimento, operação e financiamento. Nesse sentido, A atividade de gerenciamento tem como objetivo claro a tentativa de não demonstrar dificuldades financeiras ou quedas de faturamento durante o exercício.
O objetivo desta pesquisa consiste em investigar a relação entre a dificuldade financeira, medida pela recuperação judicial e a insolvência, no nível de Real Earnings Management (REM) de empresas brasileiras de capital aberto, no período de 2016 a 2020.
O gerenciamento de resultados parte da necessidade dos gestores de manipularem os resultados contábeis com o intuito de aumentar ou diminuir lucros, reduzir as variabilidades e reduzir lucros correntes em prol de lucros futuros. Já os estudos de recuperação judicial e falência têm se destacado por ajudarem as empresas que se encontram em dificuldades financeiras a se reerguerem e não causarem um impacto socioeconômico em seu local de origem. A situação de dificuldade financeira se dá quando os fluxos de caixa operacionais não são suficientes para permitir o pagamento das obrigações correntes.
Este estudo investigou a relação entre recuperação judicial e a insolvência no nível de Real Earnings Management (REM) de empresas brasileiras de capital aberto, no período de 2016 a 2020. A metodologia adotada para se atingir o objetivo é a regressão linear múltipla com dados em painel. A variável dependente foi o nível de REM mensurado a partir de Roychowdhury (2006), que estima a manipulação de atividades reais por meio da análise das movimentações anormais de fluxo de caixa operacional, despesas discricionárias e custos de produção.
O modelo 1 mede a relação da variável REM com o processo de recuperação judicial, uma relação negativa e significante para a variável entre a proxy de gerenciamento de resultados e o processo de recuperação judicial, corroborando a hipótese 1 dessa pesquisa.
Quanto ao modelo 2, relação entre gerenciamento de resultados e insolvência, os resultados estão alinhados com a hipótese 2, apresentando um coeficiente negativo e significativo. Deste modo, empresas com dificuldades financeiras tentem a apresentar maior gerenciamento de resultados.
Há uma relação negativa entre o processo de recuperação judicial e das dificuldades com o gerenciamento de resultados. O presente artigo tem como contribuição social, através da comprovação das hipóteses levantadas, a possibilidade de os gestores poderem tomar decisões financeiras de forma rápidas, assim diminuindo o risco de pedido da recuperação judicial ou em último caso o encerramento das suas atividades. Evitando a insolvência e o encerramento da empresa, evita-se assim gerar um aumento ainda mais grave do desemprego no país.
ASSENSO-OKOFO, O.; JAHANGIR ALI, M.; AHMED, K. The impact of corporate governance on the relationship between earnings management and CEO compensation. Journal of Applied Accounting Research, v. 22, n. 3, p. 436-464, 21 jan. 2021.
BARROS, C. M; SOARES, R. O; DE LIMA, G. A. F. A relação entre governança corporativa e gerenciamento de resultados em empresas brasileiras. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 7, n. 19, 27-39, 2013.
BERGSTRESSER, D.; PHILIPPON, T. CEO incentives and earnings management. Journal of Financial Economics, v. 80, n. 3, p. 511-529, 2006.