sustentabilidade
desenvolvimento de produtos
economia circular
Área
Gestão da Inovação
Tema
Organização, Processos e Projetos de Inovação
Autores
Nome
1 - Paschoal Pilla Jr UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
Reumo
O rápido aumento das atividades industriais resultou em um consumo expressivo dos recursos naturais tornando-se uma das principais ameaças à sustentabilidade. As empresas estão buscando entender o papel da inovação de novos produtos sobre o desempenho da sustentabilidade e quais são os benefícios para o meio ambiente. A relação entre o planejamento e o desenvolvimento de produtos passou a ser fundamental para a definição dos objetivos relacionados à sustentabilidade. A introdução dos conceitos da Economia Circular neste processo favorece o atingimento desses objetivos.
O objetivo deste estudo é a realização de uma revisão sistemática de literatura (RSL) para explorar como os processos de desenvolvimento de novos produtos se adequam aos conceitos da Economia Circular (EC) nas empresas. Quais são os desafios que a EC impõe ao processo de inovação ou desenvolvimento de novos produtos ? Trata-se de um estudo que busca a relação entre os princípios da EC e o processo de desenvolvimento de produtos, que posteriormente poderá ser explorado com maior profundidade já que propõe fornecer uma visão geral sobre o tema.
A redução da dependência de materiais virgens e a ampliação da vida útil do produto traz um impacto positivo na redução da degradação ambiental (ARMAN et al., 2022). Os produtos ambientalmente sustentáveis são projetados para minimizar o impacto ambiental durante todo o seu ciclo de vida, desde extração de matéria-prima até o descarte e a logística reversa (JABBOUR et al., 2020). Moreno et al. (2016) afirmam que o projeto para ciclos fechados é um catalisador para sair do tradicional modelo de “extrair, produzir e descartar” e alcançar uma economia mais restauradora, regenerativa e circular.
A análise dos artigos selecionados permite a separação em blocos onde cada grupo de autores discorre com mais ênfase sobre um tema específico, relacionando o desenvolvimento de produtos aos conceitos da Economia Circular (EC). Propõe-se que tais blocos sejam considerados como passos que compõem um modelo o qual sugere iniciar com a revisão do modelo de negócios da empresa, seguido pelas práticas relacionadas ao desenvolvimento do produto, depois a validação de quão integrado o produto está à EC e finalmente o entendimento de quais são os facilitadores e as barreiras para chegar à EC.
O estudo mostra que o processo de desenvolvimento de produtos requer alterações para adaptar-se ao modelo da EC, para buscar a redução do impacto dos produtos descartados no meio ambiente após o final de seus ciclos de vida. Se antes a preocupação passava por cumprir com os requisitos dos clientes, a EC demanda que outros fatores como reduzir a quantidade de material, a durabilidade e a reutilização e reciclagem de produtos sejam considerados. Dentre os facilitadores deste processo, tem-se a gestão da cadeia de suprimentos que garante que a operação ocorra de forma coordenada e sustentável.
Moreno et al. (2016); Li et al. (2020); Holtström et al. (2019); Johl et al. (2021); Kravchenko et al. (2021); Jain et al. (2021); Mesa et al. (2018); Sihvonen et al. (2017); Diaz et al. (2021); Halstenberg et al. (2019); Wurster et al. (2020); Evrard et al. (2021); Arman et al .(2022) ; Kamp Albæk et al. (2020); Jabbour et al. (2020); Hazen et al. (2020); Agyabeng-Mensah et al. (2021); Castro-López et al. (2021); Milios et al. (2018); Salo et al. (2022) ; Aguiar et al. (2022); Wurster et al. (2021)