Análise de regressão quantílica
Calçados sociais masculinos
Modelo de preços hedônicos
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Economia de Empresas, Instituições e Organização Industrial
Autores
Nome
1 - Alexandre Mendes da Silva UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENÓPOLIS
2 - Claudio Felisoni de Angelo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
3 - Daniel Reed Bergmann Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
6 - Maria Lucia Granja Coutinho UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade
Reumo
O setor calçadista tem passado por um processo de internacionalização da produção desde os anos 1960, sendo considerada uma atividade “nômade”, pois se desloca com facilidade para locais em que a mão-de-obra é abundante e de baixo custo, sendo uma indústria que não demanda trabalhadores altamente qualificados.
As mudanças ocorridas na geografia global da produção de sapatos estão relacionadas, especificamente, com as diferenças do custo com o fator trabalho. Os países desenvolvidos começaram a se concentrar nas etapas de maior valor agregado, como criação, design, Marketing.
É importante uma melhor compreensão das preferências desses consumidores por parte dos fabricantes nacionais em relação às características que são ofertadas nesses calçados, e isso leva à seguinte pergunta: Quais são as características mais relevantes de acordo com as preferências dos consumidores de calçados sociais masculinos populares e premium oferecidos no mercado do município de São Paulo?
O objetivo desta pesquisa é utilizar a metodologia dos preços hedônicos usando as regressões por mínimos quadrados ordinários (MQO) e quantílica para determinar o ágio ou o desconto sobre o preço.
Os modelos hedônicos foram inicialmente introduzidos por Waugh (1928) e Court (1939), sendo depois popularizados por Griliches (1961) e teoricamente demonstrados por Lancaster (1966) e Rosen (1974) (FEDDERKE; LEE, 2019). Lancaster (1966) reconstruiu a teoria microeconômica baseando-se nas características que compõem as mercadorias. Para esta teoria, a função utilidade substitui as mercadorias por seus atributos, e assim as escolhas deixam de ser feitas entre cestas de bens e passam a basear-se em cestas de características (BRACHINGER, 2002; ANGELO; FOUTO; LUPPE, 2008).
A pesquisa é descritiva e quantitativa. A base de dados deste estudo foi levantada nas visitas físicas em 21 lojas no município de São Paulo, bem como em consultas nos respectivos sites de e-commerce na Internet, coletados entre junho e novembro de 2015, em um total de 1.120 observações (Quadro 1), na amostra não-probabilística coletada, o maior preço encontrado foi de R$1.000,00/par e o menor de R$ 50,00/par, sendo o preço médio foi de R$248,41/par (SILVA, 2017).
Tendo como base os dados da pesquisa, coletados em 2015, o software utilizado para a realização da modelagem estatística é o Stata 14. Inicialmente, foi elaborada uma regressão usando a forma funcional linear. Em seguida, foi calculada a distância de Cook para identificação de outliers, o que resultou na eliminação de 65 casos da base de dados. O passo seguinte foi a elaboração do modelo de preços com a forma funcional semilogarítima (log-linear), usando o método stepwise, seguida, por sua vez das regressões quantílicas.
Os resultados dos modelos quantílicos evidenciam, com base nas características obtidas, as variações percentuais tanto positivas quanto negativas nos calçados populares e premium. O modelo quantílíco dos calçados populares possui um pseudo-R2 de 54%, enquanto no modelo quantílico dos calçados premium o pseudo-R2 foi de 61%. Ambos são o resultado de ações que envolveram no modelo log-linear (R2=73%), a eliminação de outliers e emprego de regressão robusta para corrigir a heterocedasticidade.
ABICALÇADOS. Relatório setorial – indústria de calçados. Novo Hamburgo (RS), 2022.
ANDRADE, J. E. P.; CORRÊA, A. R. Panorama da indústria de calçados, com ênfase na América Latina. Rio de Janeiro: BNDES, 2001.
ANGELO, C. F.; FOUTO, N. M. M. D.; LUPPE, M. R. Segmentação de mercado e preços. São Paulo: Saint Paul, 2008.
KUMAR, V.; DEODHAR, S. Y. From well-heeled to tip-toed, shoe-shine to shoe-lace: valuing product differentiation in men´s formal footwear. Working Paper, Indian Institute of Management, India, 2014.
LANCASTER, K. A new approach to consumer theory. Journal of Political Economy.