1 - Kassia Larissa Abrantes Alves Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Nhatallia Laranjeira Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Lucia Santana de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
Reumo
A abordagem da Natural resource-based view (NRBV) desenvolvida em 1995 enfatizou três capacidades estratégicas: prevenção da poluição, administração de produtos e desenvolvimento sustentável [que posteriormente, se dividiu em base da pirâmide e tecnologia limpa]. As estratégias de tecnologia limpa representam a adoção de tecnologias sustentáveis pelas empresas com o foco de alcançar sustentabilidade e vantagem competitiva. Ressalta-se que embora essas estratégias venham sendo trabalhadas na produção científica, poucos são os estudos que enfatizam a abordagem da tecnologia limpa à luz da NRBV.
De acordo com a produção científica, quais as motivações as empresas apresentam para adotar estratégias de tecnologia limpa? Desse modo, esse trabalho teve por principal objetivo analisar a produção científica nacional e internacional acerca da aplicação da tecnologia limpa na perspectiva da Natural resource-based view (NRBV) entre o período de 2011 a 2021.
Hart e Dowell (2011) ao revisitaram a NRBV dividiram a estratégia de desenvolvimento sustentável em: base da pirâmide (BoP) e tecnologia limpa. As estratégias de base da pirâmide focaram nas questões sociais e formas de minimizar os efeitos da pobreza no mundo. Enquanto, as estratégias de tecnologia limpa corresponderam aquelas em que as organizações planejam e investem em tecnologias para alcançar sustentabilidade e vantagem competitiva no longo prazo. A tecnologia limpa permite utilizar os recursos de forma consciente e agregando valor no processo de desenvolvimento de produtos ou serviços.
Ao analisar os artigos que apresentam a tecnologia limpa à luz da NRBV, os resultados demonstram por meio da produção científica que dentre as principais motivações das empresas para implantar estratégias de tecnologia limpa, tem-se: vantagem competitiva, inovação radicais, posicionamento futuro, melhorias nos desempenhos econômico e ambiental, benefícios de reputação, mudanças na percepção dos consumidores e participação dos fornecedores para questões ambientais e modificações no ambiente de negócio. Os temas encontrados corroboram com os argumentos do trabalho de Hart e Dowell (2011).
Com base no estudo de Hart e Dowell (2011) constatou-se que as pesquisas realizadas apresentam apontamentos sobre as motivações que levam as empresas a adotarem tais estratégias, investigando casos reais em empresas dos mais variados seguimentos e a nível internacional. Os resultados encontrados corroboram com o estudo de Hart e Dowell (2011) e de forma similar ao exposto pelos autores, também se conclui que existem a necessidade significativa do desenvolvimento de pesquisas com enfoque no papel da NRBV na tecnologia limpa.
HART, S. L. Uma visão da empresa baseada em recursos naturais. Academy of Management Review, v. 20, p. 986-1014, 1995.
HART, S. L. Beyond greening: strategies for a sustainable world. Harvard Business Review, v. 75, p. 66-76, 1997.
HART, S. L.; DOWELL, G. A natural-resource-based view of the firm: Fifteen years after. Journal of Management, v. 37, n. 5, p. 1464–1479, 2011.
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SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.