1 - Adriana dos Santos Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - FAMED
2 - Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Centro de Ciências Socio-Organizacionais
3 - Guilherme Lerch Lunardi UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA-FURG
4 - Flávio Régio Brambilla UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC) - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional
Reumo
A transparência no Terceiro Setor parte da ideia que os recursos colocados à disposição dos gestores sejam informados de forma ordenada, transparente e com livre acesso por parte de seus patrocinadores. A ação da transparência dentro da organização se utiliza de um instrumento muito importante que é a accountability. Sua análise no nível do terceiro setor é atual, entretanto devido à expansão desse setor, a accountability tornou-se fator de sustentabilidade, devido à grande concorrência por recursos financeiros e não-financeiros e aquelas que melhor atenderem às necessidades dos doadores.
Como o nível de accountability afeta a percepção dos potenciais doadores sobre a confiança pública, reputação, qualidade percebida e intenção de doação das instituições sem fins lucrativos.
Nesse sentido, este estudo tem como objetivo: analisar a influência do accountability na percepção de confiança pública, reputação, qualidade percebida e intenção de doação, das instituições sem fins lucrativos.
Os pilares teóricos da pesquisa foram selecionados a partir de leituras sobre os temas Organizações sem fins lucrativos ou terceiro setor, Instrumentos de transparência (Accoutability) e Responsabilidade Voluntária nas Instituições sem fins lucrativos.O terceiro setor manifestou-se da necessidade de preencher demandas sociais que não eram atendidas pelos governos (primeiro setor) devido a crises que diminuíam o poder do Estado (Salamon, 1998).A transparência e a prestação de contas para as instituições do Terceiro Setor têm se tornado decisivo para o acesso à recursos.
O presente estudo foi desenvolvido por meio de um experimento baseado em cenários com a utilização de vinhetas. Para a realização deste experimento foi utilizado um cenário contendo quatro versões de níveis de accountability adaptados de Becker (2018) e validados para o contexto brasileiro. O experimento apresenta uma variável manipulada, a adoção do accountability em 4 níveis distintos de adoção do accountability, com as seguintes variáveis dependentes: confiança, reputação, qualidade e intenção de doação.
Os resultados apontam a importância da adoção do accountability para confiança pública, a reputação, a qualidade percebida e para a intenção de doação.
Outros estudos anteriores como Tondolo, Tondolo, Bitencout e Paiva (no prelo), também sinalizam, porém na percepção dos gestores de organizações sem fins lucrativos, que a transparência é essencial para a manipulação de recursos. No caso desta pesquisa, o que se apresenta de novidade é que no caso dos potenciais doadores brasileiros, não importa tanto a certificação, mas sim, que a organização possua práticas de accontability, externalizando desta forma a transparência na gestão.
Dall’agnol, C. F., Tondolo, R. R. P., Tondolo, V. A. G., Sarquis, A. B. (2017). Transparência e Prestação de Contas na Mobilização de Recursos no Terceiro Setor: Um Estudo de Casos Múltiplos Realizado no Sul do Brasil. Revista Universo Contábil, 13(2), 187-203.
Kearns, K. P. (1994). The strategic management of accountability in nonprofit organizations: an analytical framework. Public Administration Review, 54(2), 185-192.
Tondolo, R. R. P., Tondolo, V. A. G., Bitencourt, C. C., Paiva, E. L. (no prelo). Efeito da transparência e do capital social na intenção de mobilizar recursos. C-EBAPE.