Inovação Social.
Criação de Valor Social.
Orientação Empreendedora
Área
Empreendedorismo
Tema
Empreendedorismo Social
Autores
Nome
1 - Cledinei Clóvis de Melo Cavalheiro UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu sc
2 - Suzete Antonieta Lizote UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai
3 - Sayonara de Fatima Teston UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
4 - Patrick Zawadzki UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus Chapecó
Reumo
O empreendedorismo social tem sido compreendido como um fator que influencia no desenvolvimento econômico e social, uma vez que é capaz de criar oportunidades de trabalho, fornecer soluções inclusivas e buscar melhorar o padrão de vida, reduzindo a pobreza e utilizando recursos de forma eficaz para a criação de valor social e econômico. Portanto, torna-se relevante destacar que as dimensões da orientação empreendedora podem ser empregadas, nas organizações do terceiro setor na busca de oportunidades para inovação social e para criação de valor.
O problema abordado buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa: Na Federação Internacional Fé e Alegria, no Brasil, qual é a relação entre inovação social e criação de valor e orientação empreendedora dos gestores de diferentes setores? Para tanto, se definiu com o objetivo avaliar a relação entre inovação social e criação de valor das organizações com a orientação empreendedora dos gestores da Federação Internacional Fé e Alegria do Brasil.
A inovação social pode ser expressa por meio de comportamentos, tecnologias e serviços incorporados por todos os envolvidos, nas ações realizadas pelas organizações (CHOI; MAJUMDAR, 2015). A criação de valor, no contexto das organizações sociais, deve levar em consideração a necessidade de proporcionar o reinvestimento dos resultados obtidos em outras atividades relacionadas ao próprio empreendimento (RAMUS; VACCARO 2017). A orientação empreendedora, se constitui um fenômeno que reflete a capacidade de gestão eficiente em iniciativas proativas Carmona, Martens e Freitas (2018).
A pesquisa desenvolvida teve abordagem quantitativa e objetivo descritivo, utilizando-se o método de pesquisa survey, sendo os dados coletados com questionários de autopreenchimento. O instrumento foi direcionado aos gestores Federação Internacional Fé e Alegria do Brasil, via correio eletrônico com auxílio da ferramenta do Google Docs. A população esteve composta por 200 gestores resultando em uma amostra de 198 respondentes. Para avaliar a validez do instrumento, duas estratégias de análise foram aplicadas: Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória.
Das três hipóteses de pesquisa conjecturadas, todas foram suportadas. Foram confirmadas as relações positivas entre inovação social e criação de valor; entre inovação social e orientação empreendedora e entre criação de valor e orientação empreendedora.
Como resposta à pergunta de pesquisa se conclui que, as ações, os projetos e os programas implementados da Federação Fé e Alegria no Brasil são desenvolvidos com vistas a tornarem-se ferramenta para a promoção social. Além disso, por ser uma organização que se propõe a atuar na geração da inovação social, criação de valor e orientação empreendedora, a Federação Internacional Fé e Alegria passa a ser referência em seu ramo de atuação, por incentivar, em suas ações, que seu foco está na promoção da autonomia e capacidade de superação das desigualdades sociais.
CHOI, N.; MAJUMDAR, S. Social innovation: towards a conceptualisation. In: MAJUMDAR, S.; GUHA, S.; MARAKKATH, N. (Eds.). Technology and innovation for social change. New Delhi: Springer, 2015.
RAMUS, T.; VACCARO, A. Stakeholders matter: how social enterprises address mission drift. Journal of Business Ethics, v. 143, n. 2, 307-322, 2017.
CARMONA, V.; MARTENS, C. D. P; FREITAS, H. M. R. Um modelo conceitual para a caracterização da orientação empreendedora em contexto social. Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE), v. 17, n. 4, 2018.