Resumo

Título do Artigo

PERFIL E DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA COM BASE NOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO ENADE.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Regressão logística
Regressão multinível
ENADE

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Natália dos Santos Andrade
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Pecege USP Esalq
2 - FERNANDO FREIRE VASCONCELOS
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

Uma das formas de avaliação da efetividade do ensino superior é através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, a prova aplicada aos estudantes serve para compor a nota do curso no Ministério da Educação – MEC, e como base para compor os indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil (INEP, 2021). A avaliação costuma ocorrer uma vez por ano, avaliando os alunos ingressos nos cursos e os alunos concluintes do mesmo, porém cada curso costuma ser avaliado em conjunto com as áreas de avaliação de cada edição, todo ano o governo divulga quais serão os cursos avaliados.
Uma das formas principais para se avaliar a qualidade dos cursos e entender quem é o estudante de engenharia atualmente é através dos resultados das avaliações aplicadas pelo INEP, entre elas o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes dos cursos engenharia no ENADE, a fim de entender como alguns fatores socioeconômicos podem impactar nos resultados dos estudantes e avaliar a evolução dos resultados da instituição de ensino em comparação com avaliações anteriores.
Na literatura já é conhecido que o desempenho dos alunos nessas provas pode sofrer influência de diferentes variáveis como apresentado em Neto (2021), Meurer e Pereira (2020) e Medeiros et. al. (2019), que trazem aspectos socioeconômicos como faixa de renda, grau de escolaridade dos pais entre outros, localização da faculdade e modalidade do curso. Em Meurer e Pereira (2020), por exemplo, variáveis como categoria do curso, gênero, modalidade, idade, trabalho e nível de instrução dos pais se mostraram significantes. Assim, é necessário um estudo aprofundado que englobe todas variáveis.
Foi utilizada a base de dados do Conceito ENADE dos anos de 2017 e 2019 relacionando o curso, nome da instituição e município. Os dados foram extraídos do site do INEP, e para a análise foi criado um modelo hierárquico de regressão linear multinível com medidas repetidas, HLM2 com interceptos aleatórios para entender a influência da instituição no desempenho geral dos cursos de engenharia. Para descobrir os impactos das variáveis socioeconômicas no desempenho dos estudantes, foi estimado um modelo de regressão logística .
Dentre as variáveis estudadas, ter feito ensino superior em uma instituição pública, ter a renda acima de 6 salários-mínimos, não trabalhar, ter sido bolsista por mérito, ser do sexo masculino, morar na região sul, ter os pais com ensino superior e ser jovem são as características que mais maximizam a probabilidade de o estudante possuir um alto desempenho na avaliação, revelando que as diferenças sociais influenciam diretamente no rendimento dos estudantes na prova do ENADE. Existe uma relação entre os resultados dos cursos e a instituição de ensino a qual o estudante está vinculado.
Como conclusão o estudo constatou que o desempenho dos estudantes é influenciado por diversas variáveis, tais como: região, idade, sexo, estado civil, grau de escolaridade do pai, grau de escolaridade da mãe, renda, situação de trabalho e se foi bolsista por mérito, bem como que existe uma relação entre os resultados dos cursos e a instituição de ensino a qual o estudante está vinculado superior quando comparada com a área de avaliação como um todo. Ter estudado em uma instituição de ensino superior pública é a variável que mais afeta o desempenho dos estudantes.
Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil. Finch, W. H., Bolin, J. E., & Kelley, K. (2019). Multilevel modeling using R. Crc Press. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2021a. Conceito ENADE. Hideo Nasu, V. (2020). Investigação empírica acerca da relação entre sexo e desempenho acadêmico na educação contábil. Advances in Scientific & Applied Accounting, 13(1).