Resumo

Título do Artigo

A Maturidade do Processo de Vendas e Operações (S&OP). Uma Abordagem Empírica.
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sales and Operations Planning (S&OP
Maturidade do S&OP.
Planejamento Integrado de Negócios (IBP).

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - PÉRICLES JOSÉ PIRES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Administração
2 - Ricardo Mendes Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação

Reumo

As organizações são formadas por diversas áreas funcionais, onde o trabalho pode ser dividido a fim de atingir o objetivo inicial por ela proposto, assim como é feita a coordenação dessas partes (MINTZBERG, 2003). Portanto, a administração geral tem o papel de integrar essas áreas funcionais, que podem ser classificadas como produção e operações, recursos humanos, marketing, comercial e finanças (SOBRAL; PECI, 2014). Elas precisam desenvolver a capacidade de aprender a criar habilidades e se adaptar ao ambiente conforme as mudanças acontecem e os desafios aumentam, no que se refere à disponibi
Como o IBP pode representar a maturidade do S&OP, na opinião de especialistas de mercado? Tem como objetivo elaborar uma comparação entre os dois modelos, propondo uma nova perspectiva estratégica no campo de operações.
Conforme apresentado por Faria (2020) o IBP se configura por um novo processo de negócio, à medida que incorpora os projetos estratégicos de sua visão de médio e longo prazo. Além disso, tem como forte orientação no processo o orçamento financeiro e seus desdobramentos no retorno dos investimentos com base nas despesas de capital e operacionais para aquisição e manutenção de ativos produtivos. Wight (2019 apud Faria, 2020), indica que, embora o S&OP inclua a capacidade de avaliação financeira, ele não integra totalmente o planejamento financeiro do negócio.
Pode-se inferir que o IBP visa atender a uma demanda mais avançada no que se refere ao processo de alinhamento estratégico organizacional, gestão do portfólio de produtos e novos produtos em desenvolvimento, com resultados financeiros incorporados ao processo de planejamento integrado. Nota-se a incorporação das ferramentas tecnológicas mais avançadas, oriundas do campo do data science, com acuracidade em tempo real, que permite o monitoramento de cenários de longo alcance, contribuindo para a assertividade na tomada de decisões, que integradas atendem as necessidades de consenso da empresa.
Com a análise efetuada por meio da geração das categorias na comparação entre os dois conceitos, pode-se verificar que, conforme apresentado pelos especialistas, bem como no resgate teórico do tema e a sua maturação, existem diferenças entre ambos, tendo o IBP como uma etapa mais avançada do S&OP em diversos aspectos. Pode-se observar que existe uma diferenciação de aplicação entre os dois modelos, sendo o IBP caracterizado como um tipo de evolução orgânica do S&OP, incorporando outras funções no processo e que são importantes para a gestão organizacional e a liderança competitiva.
GOMES, G. R. S. A influência da dimensão política no processo de sales and operations planning (S&OP). Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 43., São Paulo, 2018. Anais... São Paulo, 2018. THOMÉ, M. T. et al. Sales and operations planning: a research synthesis. Int. J. Production Economics, v. 138, p. 1-13, 2012. TOOR, T. P. S.; DHIR, T. Benefits of integrated business planning, forecasting, and process management. Business Strategy Series, v. 12, n. 6, p. 275-288, 2011. TUOMIKANGAS, N.; KAIPIA, R. A. Coordination framework for sales and operations.