Princípios Globais de Contabilidade Gerencial
Práticas de Contabilidade Gerencial
Desempenho Organizacional
Área
Finanças
Tema
Contabilidade para usuários internos
Autores
Nome
1 - Diego Dantas Siqueira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA
2 - Wenner Glaucio Lopes Lucena UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Reumo
A temática sobre as práticas de contabilidade gerencial tem sido analisada em diferentes contextos, tais como os fatores que influenciam sua utilização e os impactos dessa utilização no desempenho empresarial. Contudo, a maioria destes estudos basearam suas análises em práticas propostas pela literatura empírica, assim como em práticas classificadas pelo International Federation of Accountants (IFAC). Esta lacuna identificada despertou o interesse em analisar o impacto da adoção de práticas gerenciais no desempenho sob a perspectiva dos Princípios Globais de Contabilidade Gerencial.
Nesse sentido, surge a questão norteadora da pesquisa: qual a influência das práticas gerenciais propostas pelos PGCG no desempenho das indústrias paraibanas? Assim, o objetivo do estudo consiste em analisar a influência das práticas gerenciais propostas pelos PGCG no desempenho financeiro e não financeiro das indústrias paraibanas.
Melhorar o desempenho empresarial e aumentar a eficácia do negócio estão entre as principais responsabilidades da gestão. Neste sentido as orientações de boas práticas de gestão fornecidas pelos PGCG têm como objetivo auxiliar a alta administração da empresa no benchmarking e no aprimoramento dos sistemas de contabilidade gerencial. Tais orientações podem refletir no desempenho organizacional, tendo em vista o ganho de eficiência e eficácia por meio de decisões de melhor qualidade.
O estudo foi realizado com gestores de 86 indústrias, cujo dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário eletrônico durante o ano de 2020. O questionário buscou obter informações referentes ao perfil do respondente e da empresa; práticas relacionadas aos PGCG; e desempenho organizacional. A análise dos dados foi realizada por meio da correlação de Spearman e Modelagem de Equações estruturais. O questionário passou por uma etapa de validação com cinco especialistas com nível de doutorado e duas indústrias. Em seguida foi avaliado e aprovado pelo comitê de ética em pesquisa.
Os resultados mostram que as práticas gerenciais influenciam positivamente o desempenho organizacional sob a perspectiva financeira e não financeira. Indicando que as empresas que adotam as práticas gerenciais relacionadas aos PGCG de forma mais acentuada tendem a apresentar um desempenho superior em relação as que as utilizam em menor grau. O que permite inferir que estas práticas contribuem para melhorar o processo decisório e, consequentemente, o desempenho. Contudo, não foram encontradas relações entre o tamanho da empresa e as medidas de desempenho.
Conclui-se que a utilização de práticas contemporâneas de contabilidade gerencial sob a perspectiva dos PGCG resulta em medidas de desempenho financeiro e não financeiro aprimoradas. Permitindo, portanto, não rejeitar as hipóteses levantadas.
CGMA, Chartered Global Management Accountant. (2014). Princípios globais de contabilidade gerencial: contabilidade gerencial eficaz: melhorando as decisões e construindo organizações de sucesso. Tradução de Luiz Roberval Vieira Goes. Nova York: AICPA; CIMA.
Costa, I. L. S., Lucena, W. G. L. (2021). Princípios globais de contabilidade gerencial: a relação entre as práticas gerenciais e o desempenho de empresas brasileiras. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 22(1),1-16.