Visão baseada em instituições
Produção científica
Análise de redes sociais
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Estratégia Internacional e Globalização
Autores
Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - Piauí
2 - Rosany Corrêa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Parnaíba
Reumo
A Visão Baseada em Instituições (IBV) vislumbra um dos paradigmas mais robusto da área de negócios internacionais, que é compreender como as instituições lidam com problemas de estratégia (Peng, 2002), colocando em realce a teoria institucional, e, a inclusão de seus elementos formais e informais (Peng, Wang & Jiang, 2008), como forças reguladoras, normativas e cognitivas em mercados emergentes (Peng, Sun, Pinkham & Chen, 2009).
Qual o desenvolvimento e a estrutura das redes sociais formadas da produção científica do tema “Visão Baseada em Instituições” publicada nos periódicos científicos nacionais brasileiros indexados na biblioteca eletrônica Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL)? E o objetivo foi: Mapear e visualizar o desenvolvimento e a estrutura das redes sociais da produção científica do tema “Visão Baseada em Instituições” publicada nos periódicos científicos nacionais brasileiros indexados na biblioteca eletrônica SPELL.
A IBV combina a nova economia institucional e o neoinstitucionalismo, emergindo como ideia complementar as bases teóricas da Visão Baseada da Indústria (VBI) e da Visão Baseada em Recursos (VBR) (Peng et al., 2009). Em outros termos, a IBV complementa e enfatiza os fatores da indústria e as capacidades e os recursos competitivos, usando-os como força motriz para criação de vantagem competitiva.
Silvio Luís de Vasconcellos foi o autor mais profícuo, e, o mais central. UNISINOS, FGV e ESPM foram as instituições mais prolíferas, contudo, a FGV foi a mais central. Mike W. Peng se destacou nas citações dos seus estudos científicos. InternexT da ESPM foi o periódico acadêmico mais produtivo e central. O tema Internacionalização foi o mais publicado e ficou em relevo no degree. Posto isto, esta pesquisa manifestou informações e conhecimentos em estado da arte, sobre o tema IBV, mediante a ARS com enfoque nas redes sociais one-mode e two-mode.
Logo, este estudo traz duas contribuições centrais para o campo do saber da Estratégia: a primeira relacionada ao tema IBV; e a segunda referente aos indicadores métricos da ARS. Por conseguinte, contribui para o maior aprofundamento, saber, difusão e socialização do assunto IBV na literatura científica nacional, utilizando para isso, do mapeamento e visualização das estruturas das redes de colaboração dos atores envolvidos no processo de construção do saber científico no panorama literário brasileiro acerca do tema investigado.
Peng, M. W., Sun, S. L., Pinkham, B., & Chen, H. (2009). The institution-based view as a third leg for a strategy tripod. Academy of Management Perspectives, 23(3), 63-81.
Peng, M. W. (2002). Towards an institution-based view of business strategy. Asia Pacific Journal of Management, 19, 251-267. https://doi.org/10.1023/A:1016291702714
Peng, M. W., Wang, D. Y. L., & Jiang, Y. (2008). An institution-based view of international business strategy: a focus on emerging economies. JIBS, 39(5), 920-936. https://doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8400377.