Resumo

Título do Artigo

Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Plataformas, mídias e redes sociais
Ensino-aprendizagem
Docentes

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Júlia Maria Gomes Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Pontal
2 - Renata Mendes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES)
3 - Marli Auxiliadora da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social
4 - Erika Monteiro de Souza Alves Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACES UFU Ciências Contábeis

Reumo

No processo de ensino-aprendizagem a utilização de plataformas, mídias e redes sociais, vem ganhando cada vez mais espaço, sendo aliadas fundamentais no processo de facilitação do aprendizado, bem como interação entre docentes e discentes (LOPES; GOMES, 2020). Durante a pandemia de COVID-19 se tornou ainda mais indispensável. Dessa forma, os docentes precisaram adotar plataformas remotas de ensino, como Google Meet, Zoom, Google Classroom (GÓES; CASSIANO, 2020), além de mídias e redes sociais, tais como WebQuest, Youtube, Google+, Twitter e Facebook (DIAS; DIAS, 2018; LÉVY, 2018).
Em linhas gerais, o uso e a percepção da efetividade de tecnologias no processo de ensino foi percebido pelos docentes, inclusive no curso de Ciências Contábeis. Face ao exposto, a presente pesquisa objetivou verificar a percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras em relação ao uso de plataformas, mídias e redes sociais como ferramentas de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
No processo de ensino-aprendizagem a utilização de plataformas, mídias e redes sociais, tem se tornado fundamental no processo de facilitação do aprendizado, bem como interação entre docentes e discentes (LOPES; GOMES, 2020). Para Lopes e Gomes (2020) as plataformas são um ótimo método para a educação, seja para o ensino a distância ou presencial. As mídias e redes sociais surgem como uma possibilidade na facilitação da interação entre instituições e pessoas, na busca por auxiliar no estreitamento das relações no meio educacional (CELESTINO et al., 2019; PAIVA; MELO; MARQUES, 2020).
Foi realizada a aplicação de questionário online, por meio do Google Forms, que levou a obtenção de 154 respostas de docentes de 31 universidades federais brasileiras. Após a coleta, os dados levantados foram tabulados no Microsoft Excel 2007 com a finalidade de facilitar o agrupamento das respostas e posteriormente analisados, por meio de estatística descritiva, para conclusão dos resultados.
Por meio de análise descritiva, averiguou-se que a maioria dos docentes já utilizavam as mídias e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem seguidos por outros que passaram a utilizar as plataformas durante o ensino remoto em decorrência da pandemia do COVID-19. Verificou-se que os docentes utilizam as plataformas, mídias e redes sociais para compartilhar materiais de aula e para maior interação com os discentes, sendo as mais utilizadas o Youtube, Whatsapp, Google Meet e Moodle.
Apesar da utilização de plataformas, mídias e redes sociais pelos docentes antes mesmo do período de ensino remoto, houve dificuldades por parte de alguns em relação ao processo de adaptação em decorrência da falta de conhecimento. Em linhas gerais, observou-se que utilização de tais ferramentas no processo de ensino-aprendizagem apresentou aspectos positivos, tais como comunicação e agilidade no envio de materiais de aula, bem como aspectos negativos, destacando a questão da falta de interatividade dos discentes na aula e questões relacionadas a acessibilidade por parte dos discentes.
CELESTINO, Marcelo Salvador et al. As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática na educação: teoria & prática, v. 22, n. 2, p. 210-228, 2019. LOPES, Natália; GOMES, Anabela. O “boom” das plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma experiência do E@D no ensino superior. Revista Prácticum, v. 5, n. 1, p. 106-120, 2020. PAIVA, Ana Catarina Sena de; MELO, Antognioni Pereira de; Marques, Raquel Machado Gomes. O processo de ensino-aprendizagem e as redes sociais: a necessidade de uma educação digital. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v.9, n.1, p. 1-15, 2020