1 - ANDRESSA HENNIG SILVA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Ana Paula da Rosa Rodrigues FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Sant'Ana do Livramento
Reumo
Desde seu crescimento a partir do ano de 1950, a televisão se tornou um importante meio de comunicação e fonte de entretenimento para a população (VLKU, 2002). As emissoras de televisão aberta e por assinatura, também foram responsáveis pela disseminação de seriados internacionais, como é o caso da série Game of Thrones (2011), transmitida pelo canal HBO, visto que seu episódio final atingiu a marca de 19.3 milhões de telespectadores, onde 13.6 milhões assistiram ao vivo, e o remanescente pelos serviços de streaming da empresa HBO (PALLOTTA, 2019).
Tendo em vista a relevância de estudos referentes ao abandono do consumo (DALMORO; GREGORY, 2020; SUAREZ; CHAUVEL; CASOTTI, 2012; LEE; MOTION; CONROY, 2009), e a frequência na morte de personagens LGBTQIA+ em seriados televisivos (GUERRERO-PICO; ESTABLÉS; VENTURA, 2018; DESHLER, 2017; SEYMOUR, 2020), com base na problemática aventada, o presente estudo apresenta como problema de pesquisa: Quais as razões para o abandono da série The 100? Assim, o objetivo geral pretende averiguar se as representações de personagens LGBTQIA+ apresentam algum impacto na decisão de abandono.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Séries
Moreira (2013); Lotufo (2016)
2.1.1 The 100
Deshler (2017); GUERRERO-PICO; ESTABLÉS; VENTURA (2018); THE 100 (2014).
2.2 Representações LGBTQIA+ na mídia
HORTA (2015); Hulan (2017); Seymour (2020)
2.3 Abandono do consumo
Hogg (1998); Lee, Motion e Conroy (2009); Suarez, Chauvel e Casotti (2012)
Para atingir os objetivos propostos, este estudo utilizou a abordagem qualitativa de caráter exploratório. O método de pesquisa eleito, foi o estudo de caso, que consiste em uma investigação empírica de fenômenos contemporâneos (YIN, 2001). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, a partir de um roteiro baseado no referencial teórico . A coleta de dados também se deu por meio de pesquisas de comentários na rede social Twitter, além da observação participante, a partir do acompanhamento empírico da série. Para a análise de dados foi utilizada análise de conteúdo.
Nota-se que o gênero feminino é predominante entre os entrevistados, sendo que quatro se identificam como lésbicas, dois como bissexuais e dois como heterossexuais.
Foi possível observar que a morte da personagem Lexa foi um forte motivo para o abandono de The 100, confirmando que a condução das representações LGBTQIA+ podem afetar o abandono de uma série televisiva, em especial para pessoas que se identificam como LGBTQIA+, devido o desejo de se distanciar de representações negativas, que podem causar danos para estas pessoas.
No que se refere as razões do abandono da série The 100, observou-se quatro principais motivos para o abandono da série The 100: i) a morte de personagens, sendo a principal morte a da personagem Lexa; ii) o desinteresse em relação ao rumo da história, devido a história fugir de sua premissa inicial e muitas vezes ficar repetitiva na visão dos telespectadores; iii) desagrado devido às situações ocorridas nos bastidores da série, seja com atores ou produtores; e, iv) dificuldade de acesso para assistir a série.
DESHLER, K. Not another dead lesbian: the Bury Your Gays trope, queer grief, and The 100. Orientador: Tarik Elseewi. 2017. 89 f. Tese de Honra (Graduação em Gender Studies) - Whitman College, Gender Studies Program, Washington, 2017.
HORTA, L. N. C. A representação da criança estigmatizada no cinema estrangeiro contemporâneo: Análise do filme francês Tomboy. Anais CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO, COMUNICON… São Paulo: ESPM, 2015.
MOREIRA, M. Narrativas em série: o conceito de “série” do pulp à internet. Anais... São Paulo: Intercom, 20