Qualidade de Gasto e Otimização de Recursos Públicos
Autores
Nome
1 - Rodrigo Santos da Mata UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFES
Reumo
Esta seção contextualiza a origem e os desdobramentos da COVID-19, dando ênfase para a importância da transparência diante de um cenário que exigiu grandes esforços dos governos em todo o mundo no enfrentamento do estado emergencial de saúde.
O presente estudo tem como problema norteador: qual a influência de variáveis ambientais no índice de transparência das contratações emergenciais (ITCE-COVID) dos municipais capixabas? Para isso, o estudo teve como objetivo verificar a influência de variáveis ambientais no nível ITCE-COVID dos municípios do estado do Espírito Santo.
Esta seção aborda a perspectiva da transparência nas contratações emergenciais no combate à COVID-19, bem como apresenta os estudos antecedentes que trataram do tema.
Esta pesquisa emprega métodos quantitativos de análise, como o uso de estatística descritiva, correlação de Pearson e regressão linear múltipla.
A análise da regressão linear múltipla demonstrou que as variáveis ITMe e lnSAUDE exercem influência significativa no ITCE-COVID, o que levou a confirmar as hipóteses H1 (β1 = 0,75; t = 3,44; p-valor = 0,002) e H4 (β4 = 6,17; t = 2,28, p-valor = 0,029). Em contrapartida, as variáveis lnPOP, lnTRANSF, lnASSIS, lnEDU, lnCASOS e lnOBITOS não apresentaram significância estatística para o modelo, razão que não permitiu confirmar as hipóteses H2, H3, H5, H6, H7 e H8 da pesquisa.
A partir da análise dos dados é possível inferir que municípios com melhores níveis de ITMe e lnSAUDE tendem a apresentar melhor ITCE-COVID. Além disso, tal resultado sugere que houve impacto positivo das ações de fiscalização do TCE-ES quanto às medidas de combate à COVID-19 bem como do levantamento da transparência ativa dos municípios, fato que contribui para explicar um melhor desempenho do ITCE-COVID.
MATA, R. S. da; MUNIZ, J. M. B. Transparência dos municípios mais populosos do estado do Espírito Santo sobre contratações emergenciais no combate à Covid-19. Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, v. 1, n. 2, p. 43–60, 2021. PINHO, J. A. G. de et al. Transparência governamental em capitais dos estados no Brasil nas contratações emergenciais para o combate da COVID-19. Revista da CGU, v. 12, n. 22, p. 260–274, 2020. RAUPP, F. M.; PINHO, J. A. G. de. Websites dos poderes executivos estaduais e as contratações emergenciais em meio à pandemia da COVID-19: há tecnologia...