1 - Eduardo Festa Pompeu UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ/USP
2 - Catarina Barbosa Careta UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura
Reumo
Indústria 4.0 é um termo que se refere a uma evolução dos processos produtivos e que envolve a adoção de um conjunto de tecnologias, como Big Data e Internet das Coisas. O Agronegócio, segmento econômico de maior representatividade para o país, é um dos campos do conhecimento mais férteis para se aplicar as tecnologias que compõem a Indústria 4.0. Inserida nesse contexto, a região considerada como o “Vale do Silício” da Tecnologia na Agricultura: o “Vale do Piracicaba” ou “Agtech Valley” é uma das principais desenvolvedoras e disseminadoras de tecnologias para o Agronegócio brasileiro.
A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar as aplicações tecnológicas da Indústria 4.0 no Agronegócio. Especificamente: (i) identificar as tecnologias e boas práticas presentes na Indústria 4.0, por meio de um levantamento bibliográfico e (ii) caracterizar, por meio de um levantamento junto a Agtechs do “Vale do Piracicaba”, as tecnologias aplicadas ao Agronegócio, especialmente no que se refere a identificação do perfil das empresas desenvolvedoras, dos fatores motivadores de adoção, dos benefícios, dos desafios de implementação e das percepções de mercado.
A fundamentação teórica disposta na presente pesquisa buscou enaltecer os conceitos de revoluções tecnológicas industriais e agrícolas, Indústria 4.0 e desenvolvimento tecnológico, a atuação de startups do agronegócio, áreas de aplicações tecnológicas no agronegócio, e tecnologias habilitadoras.
A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento com empresas sediadas no “Vale do Piracicaba” que desenvolvem tecnologias dentro do conceito de Indústria 4.0. Foram contatadas ao todo 58 empresas mapeadas a partir da base de dados, obtendo-se a participação de 46,55% desta população nesta pesquisa.
Identificou-se as tecnologias e boas práticas presentes na Indústria 4.0, por meio de um levantamento bibliográfico das teorias e dos mais atuais reports acerca das temáticas estudadas. Somado a isso, caracterizou-se, por meio de um levantamento, empresas do “Vale do Piracicaba”, as tecnologias aplicadas ao Agronegócio, especialmente no que se refere a identificação do perfil das empresas desenvolvedoras, dos fatores motivadores de adoção, benefícios, desafios de implementação e percepções de mercado.
Tem-se como limitação do estudo o fato da população das agtechs ser focada apenas no ecossistema empreendedor da região de Piracicaba/SP. Diante disso, sugere-se como trabalho futuros, a expansão para outras localidades emergentes, tais como São Paulo/SP, Londrina/PR e Cuiabá/MT.
DRATH, R.; HORCH, A. Industrie 4.0: Hit or Hype? [Industry Forum]. IEEE Industrial Electronics Magazine, v. 8, no. 2, pp. 56-58, 2014.
FIGUEIREDO, S.S.S.; JARDIM, F.; SAKUDA, L.O. (Orgs.) Radar AgTech. Brasil 2019: Mapeamento das Startups do Setor Agro Brasileiro. Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens: Brasilia e São Paulo, 2021. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2021.
LIMA, G.C.; FIGUEIREDO, F.L.; BARBIERI, A.E.; SEKI, J. Agro 4.0: Enabling agriculture digital transformation through IoT. Revista Ciência Agronômica, v. 51, 2020.