Resumo

Título do Artigo

Luz, Câmera, Ação! Um estudo sobre o impacto dos fatores ambientais provocados pela COVID-19 no desempenho de estudantes universitários brasileiros
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

COVID-19
Fatores Ambientais
Desempenho Universitário

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - AHMED SAMEER EL KHATIB
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade

Reumo

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) como uma pandemia mundial. Esta situação tem feito com que funcionários de diferentes empresas e setores em todo o mundo trabalhem remotamente em suas casas (DOUGLAS; KATIKIREDDI; TAULBUT; MCKEE; MCCARTNEY, 2020; LEGIDO-QUIGLEY; REGULEZ CAMPOS; GEASA; MUNTANER; MCKEE, 2020).
Diante desse cenário, o objetivo principal do presente estudo é determinar o impacto das condições ambientais (iluminação, ruído, temperatura) no desempenho acadêmico de estudantes universitários, especificamente dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, que fizeram aulas online no Brasil durante o ano letivo de 2020.
Adnan e Anwar (2020) estudaram as atitudes de estudantes universitários no Paquistão em relação às aulas online durante a pandemia provocada pela COVID-19. Para realizar o estudo, esses autores pesquisaram alunos de graduação e pós-graduação. As perspectivas dos alunos revelaram que, em países subdesenvolvidos como o Paquistão, as aulas online não podem produzir o desempenho acadêmico desejado, uma vez que a maioria dos alunos não consegue acessar a Internet. Além disso, esses autores descobriram que, durante a pandemia provocada pela COVID-19, os alunos enfrentam outros problemas.
A literatura precedente apresenta diversos estudos que tratam das condições ambientais (iluminação, ruído, temperatura) impactantes no desempenho acadêmico dos alunos. Em vários estudos, os dados foram coletados por meio de um questionário. Por exemplo, Hviid et al. (2020) aplicaram um questionário dividido em três seções diferentes
Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que o desempenho acadêmico dos universitários pode ser afetado pelas condições ambientais a que estão expostos em casa durante a pandemia COVID-19, o que é corroborado por estudos anteriores. No caso específico da iluminação, esses resultados são semelhantes aos obtidos por outros autores. Por exemplo, Oselumese et al. (2016) destacam que o nível de iluminação afeta diretamente o desempenho acadêmico dos alunos.
De acordo com as hipóteses H2 e H3, o valor de p é menor que 0,05, consequentemente, optou-se por aceitá-los; no entanto, a hipótese H1 foi rejeitada porque o p-value era superior a 0,05. Além disso, o maior impacto para a variável dependente é da variável de ruído, que é a variável que mais impacta criticamente no desempenho acadêmico de estudantes universitários que estão fazendo aulas online durante a pandemia provocada pela pandemia da COVID-19 no Brasil.
BELLHA¨USER H, LO¨SCH T, WINTER C, SCHMITZ B. Applying a web-based training to foster self-regulated Learning-Effects of an intervention for large numbers of participants. The Internet and Higher Education. 2016; 31;87–100. BIASUTTI, M. (2017). A comparative analysis of forums and wikis as tools for online collaborative learning. Computers & Education, 111 (2), pp. 158–171. BOYD AM. Strategies for controlling testlet exposure rates in computerized adaptive testing systems. Unpublished PhD thesis. The University of Texas at Austin; 2003.