1 - Eva Alexsandra Vieira Coutinho UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Belo Horizonte
2 - Daniel Jardim Pardini UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
Reumo
No âmbito da atividade organizacional, a competição pelos recursos existentes vem sendo observada com frequência, o que estimula a busca por estratégias, como os processos decisórios de exploitation, exploration e ambidestria, que possam auxiliar na tarefa de alocar de maneira assertiva os recursos organizacionais. O foco desta pesquisa concentra-se em identificar as melhores alternativas para a adoção das perspectivas decisórias de exploitation, exploration e ambidestria no processo de transformação digital para a implantação de sistemas de prontuários eletrônicos de pacientes.
Foi possível expandir os estudos sobre a adoção das perspectivas de exploitation, exploration e ambidestria nos processos de transformação digital. Foram descritas as atividades pertinentes ao processo, identificadas as possibilidades de exploitation, exploration e ambidestria nessas atividades e construído um modelo para as perspectivas decisórias de exploitation, exploration e ambidestria em processos de transformação digital com implantação de sistema de prontuário eletrônico do paciente.
A implantação da transformação Digital apresenta dificuldades que vão desde problemas relacionados à aquisição de financiamentos, acesso à tecnologia, resistência à mudança, escassez de: visão e estratégia digital, infraestrutura digital, conhecimento, profissionais qualificados para adaptação até falhas na própria implementação dos processos digitais. O ambiente público pode potencializar essas dificuldades, já que, em comparação ao setor privado, observa-se menor agilidade quanto aos processos de transformação Digital.
Pretende-se com este estudo, verificar quais as melhores alternativas na adoção das perspectivas decisórias de exploitation, exploration e ambidestria para facilitar os processos de transformação digital na implantação de sistema de prontuário eletrônico de pacientes, na administração pública municipal de saúde. Para tanto, utilizou-se a pesquisa descritiva, com abordagem metodológica composta de triangulação qualitativa e quantitativa. Os procedimentos utilizados são o estudo de caso e o Método de Análise Hierárquica de decisões.
Foi possível expandir os estudos sobre a adoção das perspectivas de exploitation, exploration e ambidestria nos processos de transformação digital. Foi construído um modelo para as perspectivas decisórias de exploitation, exploration e ambidestria em processos de transformação digital com implantação de sistema de prontuário eletrônico do paciente. Os resultados mostraram que a ambidestria é o modelo decisório ideal em projetos de transformação digital.
A contribuição Tecnológica-social deste estudo consiste em apresentar, ao município de Contagem, os pontos de maior dificuldade observados pelos participantes do processo de transformação digital com implantação de sistema de prontuário eletrônico de pacientes no município de Contagem. Após a descrição dos pontos críticos do processo, especialistas da área de saúde e tecnologia analisaram como as alternativas de exploitation, exploration e ambidestria contribuem para resolver os conflitos e mitigar as dificuldades encontradas.