Resumo

Título do Artigo

PANDEMIA DA COVID-19 E CAPITAL HUMANO: O novo normal da Gestão de Pessoas
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Palavras Chave

Pandemia
Colaboradores
Novo normal

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Ingrid Elaine Santos Souza
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Campus Caruaru
2 - João Paulo Barbosa dos Santos
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Campus Caruaru

Reumo

Gerenciar o capital humano das organizações tem se tornado uma atribuição de grande importância nas empresas, principalmente no contexto conhecido como o “novo normal” observando que o mercado atual se baseia no conhecimento, na criatividade e nas novas formas de produzir e criar. No novo normal, o indivíduo se torna muito mais protagonista do seu trabalho. Os momentos de crise exigem que as empresas se adaptem. Em tempos de crise, o setor precisou, além de se adaptar, reinventar o seu modelo a fim de tentar garantir o máximo possível de estabilidade diante das inseguranças recém-chegadas.
Observando a lacuna existente no que tange à literatura, o intuito deste trabalho é contribuir para os estudos realizados na área e que possam também ser analisados pelas organizações, compreendendo quais foram os reflexos das mudanças comportamentais dos colaboradores no desenvolvimento organizacional. Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pandemia da COVID-19 apresenta consequências que impactam, direta ou indiretamente, o setor de Gestão de Pessoas, através de uma análise do questionário aplicado a colaboradores que atuam na cidade de Caruaru, localizada em Pernambuco.
O cenário apresentado coloca os trabalhadores em uma situação de insegurança e desalento, que pode comprometer sua saúde física e mental (MARINHO, CAMARGO, 2017). Lima et al. (2020) afirmam que a COVID-19 tende a provocar insegurança em todos os aspectos da vida. O “novo normal” tende a envolver processos de autonomia e liderança, bem como o embasamento de dados, efetividade na tomada de decisões e, principalmente, o fortalecimento da cultura organizacional (SALES, 2022). Para o retorno ao novo normal, as palavras de ordem são acolher e cuidar (AUGUSTO JR., 2020).
Este estudo é de caráter exploratório qualitativo. Os procedimentos foram realizados a partir de estudos bibliográficos e a pesquisa de campo. Para a realização desta pesquisa, considerou-se um questionário composto por 15 perguntas distribuídas em quatro seções que compreendem as esferas de Gestão de Pessoas, pandemia, ambiente de trabalho e desenvolvimento, construído utilizando a ferramenta Google Forms e disponibilizada virtualmente. No total, foram obtidas 83 (oitenta e três) respostas, das quais 65 (sessenta e cinco) atendem ao critério de colaboradores que atuam na cidade de Caruaru.
Destacam-se três principais áreas de atuação dos participantes: educação, administração e saúde. Aproximadamente 69% dos respondentes trabalharam remotamente durante a pandemia ou ainda estão atuando. Ressalta-se que 49 respondentes alegaram dificuldade em manter uma rotina de horários. Foram citadas dificuldades em conciliar trabalho, descanso e lazer, bem como em manter a motivação e a comunicação de qualidade no trabalho. Percebe-se que as três emoções com a maior frequência apresentada são estresse, esperança e exaustão, cujas perspectivas estão diretamente relacionadas ao colaborador.
Foi perceptível que os colaboradores, apesar de tentar manter o equilíbrio entre a situação e a “vida normal”, apresentaram dificuldades que influenciaram o desenvolvimento no trabalho. As exigências da adaptação, muitas vezes fazem parte do emocional do ser humano e é necessário entender a normalidade desse processo. Percebe-se a importância do colaborador na organização e do bem-estar a fim de proporcionar, além da qualidade de vida, a garantia de satisfação. Enfatiza-se a saúde mental e a influência no desempenho no trabalho, considerando que a saúde deve ser preservada em primeiro lugar.
AUGUSTO, Júnior. Atlas Schindler do pós-pandemia. Revista Melhor - Gestão de Pessoas, julho de 2020. LIMA, Carlos Kennedy Tavares et al. The emotional impact of Coronavirus 2019-nCoV (new Coronavirus disease). Psychiatry research. vol. 287. 2020. MARINHO, Paulo Roberto Pinheiro; CAMARGO, Mário Lázaro. O atual cenário da relação trabalhador - organização - trabalho e os riscos à saúde do trabalhador. v.6, n.2. Revista Laborativa, 2017. SALES, Giuliano. O novo normal do RH: como a pandemia mudou o futuro do setor. Sólides, 29 de março. 2022.