Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO NO CONTEXTO DE TELETRABALHO: DESAFIOS DA LIDERANÇA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Engajamento.
Liderança.
Teletrabalho.

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Liderança e suas Dimensões

Autores

Nome
1 - Caren Maria da Rosa Rinker
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo Hamburgo
2 - Vania Gisele Bessi
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICHS

Reumo

No contexto da pandemia da Covid-19, as organizações viveram uma crise sem precedentes e, como alternativa para manter o distanciamento social e a continuidade das atividades, migraram para o teletrabalho. Um segmento impactado com essa migração foi o educacional. Tanto a área acadêmica quanto a administrativas das IES mudaram para esse formato de trabalho e engajar os funcionários pode ter se tornado o diferencial nesse processo. Os gestores precisaram reinventar a gestão de equipes, mudando do monitoramento e controle para a confiança na busca do engajamento das equipes de forma digital.
Este estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: quais ações foram realizadas pelos gestores administrativos de ICES do Rio Grande do Sul para promover o engajamento de seus funcionários, diante da atuação em teletrabalho no contexto da pandemia de COVID-19? Tem-se como objetivo analisar as ações de gestores administrativos de IES comunitárias do Rio Grande do Sul para engajarem suas equipes na atuação durante o teletrabalho.
Carvalhal e Muzzio (2015) mencionam que existem muitas abordagens e definições recorrentes para liderança. Contudo, há um consenso de que a liderança revela influência do líder sobre o liderado e que ações do líder terão reflexo sobre a equipe e a entrega dos resultados esperados. Para Macey (2011), liderança engajadora é aquela que motiva e atua para o engajamento dos funcionários ao trabalho. Schaufeli, Dijkstra e Vaquez (2013) destacam que intervenções positivas estimulam o engajamento no trabalho e afirmam que os recursos externos e internos auxiliam os gestores na promoção do engajamento.
A pesquisa se caracterizou como descritiva, com abordagem qualitativa e foi conduzida através de um estudo de casos múltiplos, onde as unidades de análise foram oito gestores de áreas técnico administrativas de Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas virtuais, durante o ano de 2021, a partir de um roteiro prévio, o conteúdo foi transcrito e a análise ocorreu a partir dos pressupostos da análise de conteúdo.
A partir dos relatos dos gestores identificaram-se ações a fim de promover o engajamento dos funcionários no contexto do teletrabalho. As entrevistas possibilitaram identificar que eles realizaram ações de acolhida e aproximação. A comunicação, a acolhida e a aproximação aparecem na fala de todos os gestores e compreende-se que a gestão emocional seja fundamental nesse contexto de teletrabalho. Em especial no cenário pandêmico vivenciado, o líder teve papel fundamental em todo esse processo, refletindo diretamente nas ações que realizou para promover o engajamento de seus funcionários.
Ao concluir as análises, pode-se observar que os desafios que se apresentaram aos gestores e suas equipes, também se tornaram oportunidades de inovação e melhoria em processos. Isso demonstra que a função do gestor acaba sendo dual, paradoxal, pois, ao mesmo tempo em que é um desafio, torna-se uma forma de auxiliar na inovação e no engajamento dos funcionários, ao mesmo tempo em que os gestores entrevistados apresentaram preocupação quanto à saúde e segurança das equipes, possuíam metas institucionais a serem atendidas, o que os torna instrumentos institucionais de pressão.
CARVALHAL, F.; MUZZIO, H.. ECONOMIA CRIATIVA E LIDERANÇA CRIATIVA: Uma associação (im) possível?. Revista Eletrônica de Administração, v. 21, n. 3, p. 659- 688, 2015. MACEY, W. H. et al. Muito além do comprometimento: como montar equipes que farão sua empresa chegar ao topo. São Paulo, SP: Gente, c2011. 207 p. SCHAUFELI, Wilmar; DIJKSTRA, Pieternel; VAZQUEZ, Ana Claudia. O engajamento no trabalho. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2013.