Consumo Sustentável
Economia Circular
Sustentabilidade
Área
Marketing
Tema
Marketing e Sociedade
Autores
Nome
1 - SILVANA SAIONARA GOLLO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - CAMPUS ERECHIM - GESTÃO E NEGÓCIOS
2 - Solange Alfinito UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração
3 - Eluiza Alberto de Morais Watanabe UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração
Reumo
A economia mundial tem sido construída com base num modelo linear de negócios, baseado em extração, transformação, consumo e descarte de produtos. Nesta perspectiva, os atuais padrões de consumo são insustentáveis, visto que consumidores têm consumido demasiadamente matérias-primas e energia, gerando muitos resíduos perigosos a um ritmo insustentável (BERGTSSON, 2018; LOREK, VERGRAGT, 2015). Além disso, há indícios de que padrões de consumo insustentáveis contribuem para o aumento das desigualdades sociais (VERGRAGT, 2013).
A EC e o CS estão ganhando cada vez mais atenção entre empresas, formuladores de políticas públicas e academia. Embora estudos relacionados ao CS e a EC tenham crescido ao longo das últimas décadas, poucas pesquisas investigaram as ligações entre esses dois campos, em especial, o papel do CS na EC . O artigo tem por objetivo apresentar conceitos e dimensões teóricas de CS e EC, contextualizar a interligação entre os dois campos e enumerar perspectivas para promover o CS no contexto da EC. O método é a revisão narrativa de literatura.
O consumo sustentável foi definido como o uso de bens e serviços que respondem às necessidades básicas e trazem melhores padrões de qualidade de vida, minimizando o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, emissões de resíduos e poluentes ao longo do ciclo de vida dos produtos, de modo a não pôr em risco as necessidades das gerações futuras (ONU, 1994). EC é a “redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais nos processos de produção, distribuição e consumo, operando assim no nível micro, meso e macro.
Pesquisas mostram a relevância do CS e da EC (CAMACHO-OTERO; BOKS; PETTERSEN, 2018; GOMES; MOREIRA; OMETTO, 2022; MARRUCCI; DADDI; IRALDO, 2019) e que o estímulo a comportamentos circulares de consumo pode ser a chave para a promoção do CS e avanços em direção à EC. Apontam-se algumas perspecitvas, como instituir o ecodesign e estimular estratégias para reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar produtos, conscientizar e informar consumidores; instituir rótulos ecolõgicos, incentivar as indicações geográficas e certificações de origem de produtos locais sustentáveis; e soluções compartilhadas
Os achados teóricos permitem apontar que, embora os temas do CS e EC sejam relevantes, poucos estudos têm investigado como o CS pode contribuir efetivamente para a EC. Enfatiza-se que estão abertas oportunidades para mais pesquisas, principalmente no que diz respeito aos aspectos da dissociação entre intenção e comportamentos para CS com vistas a reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar produtos e impulsionar a EC. Futuros estudos podem contribuir para novos padrões de comportamento, uma vez que o padrão “extrair, produzir, usar e descartar”, está em desacordo com a EC.
CAMACHO-OTERO, Juana; BOKS, Casper; PETTERSEN, Ida Nilstad. Consumption in the Circular Economy: A Literature Review. sustainability, st alban-anlage 66, ch-4052 basel, switzerland, v. 10, n. 8, 2018.
GEIGER, Sonja Maria; FISCHER, Daniel; SCHRADER, Ulf. Measuring What Matters in Sustainable Consumption: An Integrative Framework for the Selection of Relevant Behaviors. Sustainable Development, v. 26, n. 1, p. 18–33, 2018
KIRCHHERR, Julian; REIKE, Denise; HEKKERT, Marko. Conceptualizing the circular economy: An analysis of 114 definitions. Resources, Conservation and Recycling, v. 127, 2017.