Capacidades Dinâmicas
Tecnologias Digitais
Transformação Digital
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia
Autores
Nome
1 - Tiago Miranda Ribeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - CCSA - Departamento de Administração
2 - CLÁUDIO REIS GONÇALO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
Reumo
Entender como as organizações constroem capacidades dinâmicas para a transformação digital é uma questão estratégica primordial que ainda não foi totalmente compreendida (Warner e Wäger, 2019). Por isso, as empresas precisam aprofundar a compreensão das capacidades dinâmicas para se manterem competitivas na era digital (Raj, Dwivedi, Sharma, de Sousa Jabbour e Rajak, 2020; Svahn, Mathiassen e Lindgren, 2017), fornecendo, com isso, a ênfase desta investigação.
A partir da lacuna identificada na literatura, este artigo visa fornecer respostas às seguintes questões de investigação: Como os fluxos da literatura de Capacidades Dinâmicas e Tecnologias Digitais / I4.0 se fundem? Quais as principais linhas de pesquisa e orientações para pesquisas futuras? Especificamente, este artigo tem por objetivo analisar a produção científica internacional no âmbito das Capacidades Dinâmicas e Tecnologias Digitais / I4.0 no período de uma década (2012 a 2021).
Os estudos sobre capacidades dinâmicas foram ampliados e puderam se desenvolver, principalmente, a partir de duas perspectivas contrastantes originadas de Teece et al. (1997) e Eisenhardt e Martin (2000). Entretanto, as tecnologias digitais estão desafiando a abordagem tradicional para criar estratégias e aplicação das capacidades dinâmicas, porque as organizações agora podem escalar suas operações em uma velocidade muito maior (Chirumalla, 2021).
Foi identificado um crescimento do número de publicações, principalmente nos últimos anos, embora em 2020 e 2021 tenha ocorrido uma brusca diminuição no número de citações, e que a concentração de publicações ocorre em revistas do Reino Unido, Estados Unidos, Itália e Alemanha. O estudo destaca alguns termos emergentes, tais como inovação digital, digitalização, tecnologias digitais e desenvolvimento sustentável. O acoplamento bibliográfico produziu cinco clusters distintos e foram estabelecidas propostas para pesquisas futuras.
Constatou-se que as pesquisas na área apresentam uma tendência de crescimento. Os periódicos com maior número de publicações na área são: Technological Forecasting and Social Change, Journal of Business Research e Journal of Strategic Information Systems. Os EUA e países europeus se destacam em produtividade e influência, demonstrando que apesar do aumento de pesquisas na área, há, ainda, a necessidade de expansão para outros países, em especial os subdesenvolvidos.
Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic management journal, 18(7), 509-533.
Teece, D., Peteraf, M., & Leih, S. (2016). Dynamic capabilities and organizational agility: Risk, uncertainty, and strategy in the innovation economy. California management review, 58(4), 13-35.
Warner, K. S., & Wäger, M. (2019). Building dynamic capabilities for digital transformation: An ongoing process of strategic renewal. Long range planning, 52(3), 326-349.