Aprendizagem experiencial
Modelos de negócio
Instituições de Ensino
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Experiências no ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - Leisianny Mayara Costa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA
3 - KELLY CARVALHO VIEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Andre Grutzmann UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciência da Computação
Reumo
Dada as exigências de educacionais e de mercado, as instituições de ensino têm abarcado o desenvolvimento da Aprendizagem Experiencial em seus espaços de aprendizagem e, especialmente aquelas voltadas para às áreas das ciências sociais aplicadas, têm utilizado a abordagem de Modelos de Negócios (MNs) como instrumento complementar. Esse cenário trouxe consigo um volume significativo de estudos científicos e a necessidade de sua análise.
Este artigo busca compreender a partir da literatura existente: Como se configura o mapeamento científico dos estudos sobre AE no contexto dos MNs e quais as contribuições dos estudos de casos publicados? Para tanto, o objetivo foi mapear a conjuntura teórica dos estudos sobre AE e MN e sintetizar estudos de caso, destacando os principais eixos das atividades experienciais realizadas nas instituições de ensino.
Mediante os métodos de ensino comuns em muitas salas de aula, a abordagem da AE se difere por seu caráter pedagógico construtivista, colocando o aluno como ator central do processo de ensino-aprendizagem (LI et al., 2022; BLAIR, 2016; ABDULWAHED; NAG, 2009; FENWICK, 2000). A identificação e a compreensão do conteúdo surgem mediante as experiências do aluno (BLAIR, 2016), ao seguir conscientemente um ciclo recursivo de experimentar, refletir, pensar e agir, aumentando assim seu poder de aprendizado (KOLB; KOLB, 2008).
Na análise bibliométrica, o estudo aponta uma tendência crescente de produção científica, autores relevantes e termos de destaque na área. Quanto ao campo da metassíntese, foram identificados quatro eixos principais de atuação da AE e MNs nos estudos empíricos publicados: Empreendedorismo, Sustentabilidade, Ciberespaço Acadêmico e Mentoria estudantil. Tais eixos apresentam perspectivas voltadas para o contexto ontológico e prático de atuação da aprendizagem experiencial relacionado aos MNs.
Conclui-se que o campo científico da AE e MNs foram promissores, com autores e abordagens relevantes para a área ao tempo em que observa-se perspectivas de análises futuras do cenário teórico da AE e MN de modo a viabilizar novas agendas de pesquisas em temáticas ainda pouco exploradas.
FOO, S. C.; FOO, K. K. Purposeful Field Trip: Impact on Experiential Learning Opportunities and Critical Thinking Skills. Pertanika J. Soc. Sci. & Hum. v. 30, n. 1, p. 1 - 30, 2022.
HOVESKOG, M., HALILA, F.; DANILOVIC, M. Early Phases of Business Model Innovation: An Ideation Experience Workshop in the Classroom. Decision Sciences Journal of Innovative Education, v. 13, p. 177-195, 2015. https://doi.org/10.1111/dsji.12061
KOLB, A. Y., & KOLB, D. A. The Learning Way: Meta-cognitive Aspects of Experiential Learning. Simulation & Gaming, v. 40, n. 3, p. 297–327, 2009. https://doi.org/ 10.1177/104