Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE CONTABILIDADE GERENCIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino
Contabilidade Gerencial
Análise Bibliométrica

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários internos

Autores

Nome
1 - Kezia Manuela Lucas Mineiro
FUCAPE Business School - ES
2 - Rozelia Laurett
FUCAPE Business School - Vitória

Reumo

A Contabilidade Gerencial (CG) é uma importante ferramenta de gestão utilizada pelas organizações para auxiliá-las no processo de planejamento, controle, estratégia e tomada de decisões (Ribeiro & Tavares, 2017). Para Jakobsen et al. (2019) as pesquisas sobre o ensino da CG não conseguiram ainda de fato explicar as diferenças existentes entre os profissionais e pesquisadores, e as técnicas implementadas nas disciplinas de CG. Assim, analisar e entender as lacunas existentes e como ocorreu o desenvolvimento das pesquisas nesta área, por meio da bibliometria, torna-se relevante.
Considerando a relevância das pesquisas sobre CG e a ausência de estudos sistemáticos sobre o tema, essa pesquisa teve como problema de pesquisa identificar: quais são as principais características da literatura científica sobre o ensino da CG? Assim, este estudo objetiva desenvolver uma análise bibliométrica da literatura sobre o ensino de CG, a fim de observar como se deu o desenvolvimento desta temática.
A CG passou por vários estágios evolutivos, cada um destes períodos dava ênfase para determinada área – determinação de custos e controle financeiro, informações para controle e planejamento gerencial, redução de perdas, e criação de valor (Ribeiro & Tavares, 2017). Madruga, Colossi e Biazus (2016) identificaram que as organizações esperam que os contadores, possuam além das habilidades financeiras e tributárias, também as competências gerencias.
Utilizou-se a bibliometria que é uma abordagem quantitativa de análise de dados da literatura sobre uma área de conhecimento específica. Os dados (secundários) bibliográficos utilizados foram obtidos no banco de dados Scopus, usando as seguintes palavras-chave: (“management account*” OR “managerial account*”) AND (“education” OR “course” OR “curriculum” OR “teaching” OR “ISAR” OR “UNCTAD”). Inicialmente foram identificados 493 artigos para potencial análise, a seguir, após um criterioso processo de inclusão e exclusão de artigos permaneceram para análise 126 artigos para análise.
Conclui-se por meio da análise descritiva que várias revistas têm o enfoque na educação contábil. Outro ponto observado foi que os autores não publicaram um grande número de estudos sobre o ensino de CG. Os países que mais realizaram estudos foram os EUA e a Austrália. Destacaram-se métodos quantitativos e casos práticos, com dados primários, levantados geralmente por questionários, com amostras compostas por alunos. Por meio dos achados bibliométricos, foi possível identificar 10 clusters para o acoplamento bibliográfico, e 7 clusters para a co-ocorrência de palavras-chave.
Ribeiro, H. C. M., & Tavares, V. C. M. (2017). Behavior and Particularities of academic production on “Management Accounting” published in the database ISI WEB of Science Core Collection between 1985 and 2014. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade 11(1), 5-30. Jakobsen, M., Mitchell, F., Nørreklit, H., & Trenca, M. (2019). Educating management accountants as business partners: Pragmatic constructivism as an alternative pedagogical paradigm for teaching management accounting at master’s level. Qualitative Research in Accounting & Management, 16(4), 517-541.