A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências
Autores
Nome
1 - Hilka Pelizza Vier Machado Universidade Cesumar - Unicesumar - Mestrado em Gestão do Conhecimento
2 - Joveci José de Oliveira Filho UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - CHAPECÓ
Reumo
O presente artigo busca realizar uma avaliação da produção científica, desde o fim da década de 1990 até o presente ano, na busca da confluência entre os temas da ética e do empreendedorismo. Essa avaliação é realizada através da combinação entre um estudo bibliométrico e revisão sistemática de literatura. Considerando que o tema do empreendedorismo tem suscitado profundas discussões acadêmicas, com uma reflexão pulsante e multidisciplinar, torna-se necessário avaliar os desdobramentos éticos da ação empreendedora, tanto na análise subjetiva, quanto na ação individual dos empreendedores.
Compreende-se a existência de uma intersecção entre a ação empresarial e os limites éticos dos negócios, onde busca-se, sobretudo, a reflexão acerca dos profundos valores que guiam o agir humano. A motivação ética toca a relação empresarial e, especialmente, a ação empreendedora. Por tal razão, o objetivo do presente artigo é avaliar a evolução da produção científica desde o final da década de 1990, na busca de confluência entre ética e empreendedorismo. Essa avaliação é realizada através da combinação entre um estudo bibliométrico e uma revisão sistemática de literatura.
As reflexões sobre as relações existentes entre ética e empreendedorismo assentam-se sobre três eixos: a dimensão individual, denominada de ética empreendedora, a dimensão social, denominada de empreendedorismo social e a dimensão da relação dos negócios com a sociedade, denominada empreendedorismo e sociedade (Harris et al, 2009). A dinâmica da relação entre a ética e o empreendedorismo encontra-se na relação entre as decisões para início, manutenção e sobrevivência de um empreendimento, entre o ambiente da valoração ética (subjetiva e social) e as escolhas estratégicas (Deslandes, 2010).
A partir da avaliação bibliométrica das publicações e da revisão de literatura empreendida, nota-se que a delimitação de temas, conforme proposta por Harris et al (2009) de algum modo pode ser observado nos clusters de reflexão sobre a relação entre ética e empreendedorismo. No entanto, o número de retorno das buscas realizadas demonstrou que tal relação ainda necessita de aprofundamento. A discussão ética ainda parece lateral. Faz-se necessário um reforço reflexivo sobre a questão, trazendo-a para o centro das discussões.
Foram identificados três clusters que revelam, sobretudo, que as reflexões sobre ética e sobre o empreendedorismo possuem muitos matizes, porém, nem sempre os conteúdos estão diretamente vinculados à temática central da presente pesquisa. Nota-se ainda que o tema, apesar de incipiente e mesmo numa tendência de crescimento de publicações nos últimos anos, possui fôlego para aprofundamento das discussões, sobretudo nas três áreas centrais: a ética empreendedora, a ética a partir dos empreendimentos sociais e sustentáveis e a ética na sua relação com a sociedade.
Chanlat, J.F. (2022). Repensar as Organizações e a Sociedade a partir da Ética. Organizações & Sociedade, 29(100), 123-150. Epub March 30, 2022.https://doi.org/10.1590/1984-92302022v29n0005pt
Deslandes, G. (2010). Ethique des organisations : le retour de la vertu. L'Expansion Management Review, 137, 103-111. https://doi.org/10.3917/emr.137.0103
Harris, J. D., Sapienza, H. J., & Bowie, N. E. (2009). Ethics and entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 24(5), 407-418. doi:10.1016/j.jbusvent.2009.06.001