1 - Regina da Silva de Camargo Barros Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - EPPEN
Reumo
A diversidade e equidade são temas que atualmente estão em constante pauta nas discussões da sociedade. Segundo Santos et. al. (2018), o investimento que algumas empresas instituem, são puramente voltados a uma estratégia de marketing, onde todas as ações públicas, para clientes e relação com o mercado são puramente teatrais. Diante disso, torna-se importante analisar como se configura uma estratégia corporativa legítima, especialmente focada em diversidade e equidade.
Devido ao fato de existir empresas que não vivenciam a diversidade e equidade em seu cotidiano, o que gera dúvidas em como essas práticas são efetivas dentro do ambiente empresarial, o problema de pesquisa investigado foi a configuração de uma estratégia corporativa legítima, especialmente focada em diversidade e equidade dentro das instituições financeiras através do objetivo de analisar comparativamente 03 das maiores instituições financeiras brasileiras.
A fundamentação teórica abordou a diversidade (Abramowicz et. al., 2006) de forma conceitual e acompanhada de suas características; seguida pela abordagem da equidade (TAMAIO; PASCHOAL, 2003) e finalizando com a abordagem da estratégia corporativa utilizando como norteador o modelo de Hunt et al. (2018).
A primeira etapa de coleta dos dados secundários foi realizada por meio de pesquisas nos sites de relação com o investidor e mercado dos três maiores bancos privados do Brasil: Bradesco, Itaú e Santander. Todas as pesquisas realizadas foram referentes aos últimos 10 anos, a contar de 2011 a 2020. Foram realizadas pesquisas adicionais na Febraban e Banco Central, e demais sites jornalísticos renomados. A segunda etapa do processo foi a estruturação e análise de tópicos, que seguiu o racional do modelo de quatro imperativos estratégicos do Hunt et al. (2018).
Os resultados das análises demonstram que as empresas possuem suas estratégias corporativas vinculadas aos temas diversidade e equidade, por meio de comitês executivos e demais iniciativas voltadas aos temas. Entretanto, verificou-se que, apesar de diversas iniciativas em ação, todas as empresas analisadas possuem pontos que necessitam de maior maturidade e equidade, como por exemplo, aumento de mulheres nos cargos de liderança em busca da equidade de gênero, quantidade de negros e pessoas com deficiência, maiores iniciativas para o público LGBTQIA+, entre outros.
A partir das pesquisas pode-se concluir que a estratégia das empresas do setor bancário é configurada perante o alinhamento do seu negócio com, principalmente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apesar de diversas iniciativas em ação, todas as empresas analisadas possuem pontos que necessitam de maior maturidade e equidade, como por exemplo, aumento de mulheres nos cargos de liderança em busca da equidade de gênero, quantidade de negros e pessoas com deficiência, maiores iniciativas para o público LGBTQIA+, entre outros.
BRADESCO. Balanço Social IBase, 2022. Disponível em: < https://www.bradescori.com.br/sustentabilidade-corporativa/indicadores/>. Acesso em 28 jul. 2022.
ITAÚ. Relatórios, 2021. Disponível em: . Acesso em 28 jul. 2022.
SANTANDER. Central de Resultados, 2021. Disponível em: < https://www.santander.com.br/sustentabilidade/central-de-resultados>. Acesso em 28 jul. 2022.