Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo Feminino: Revisão Sistemática de Literatura
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Palavras Chave

Empreendedorismo Feminino
Dificuldades
Revisão Sistemática

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Coraline Holanda Lima
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
2 - Isabella Souza Costa Cavalcante
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
3 - Sérgio Henrique de Oliveira Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Reumo

O empreendedorismo é uma temática que pode ser definida em diversas perspectivas. O crescente interesse nesse campo relativamente novo e em mutação pelos pesquisadores, enfatiza as investigações sobre o empreendedorismo social, o comportamento empreendedor, as redes e o capital social e o empreendedorismo feminino (Lopes & Lima, 2019).
Este contexto suscitou as inquietações para desenvolver esta pesquisa e responder a seguinte questão: como as mulheres empreendedoras brasileiras superam as dificuldades vivenciadas? Esta pesquisa ganha relevância ao amenizar uma lacuna que ainda persiste nos estudos de empreendedorismo no Brasil: a de investigar as mulheres de forma isolada, como um objeto específico de estudos dentro do campo. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é realizar uma revisão sistemática da literatura científica brasileira sobre empreendedorismo feminino.
As pesquisas sobre empreendedorismo provocam reflexões no tocante as características sociais contemporâneas que fortalecem o contexto normalizador da sociedade vigente, como o fenômeno do processo “empresarização a si mesmo” (Lopes & Costa, 2021) e as desigualdades de gênero no ambiente de trabalho (Vilela, Hanashiro & Costa, 2020).
A inserção da mulher no mercado de trabalho formal se caracteriza pelo acréscimo das dificuldades entre a dedicação aos domínios laborais e pessoais e o tempo. Essa multiplicidade de papéis traz implicações às empreendedoras, que sofrem com a insatisfação e a sensação de frustração. A restrição financeira é outra dificuldade compartilhada pelas mulheres empreendedoras que buscam manter-se no mercado competitivo. As dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras perpassam as barreiras de gênero e a falta de apoio familiar.
As mulheres empreendedoras enfrentam problemas com o gerenciamento do tempo para ser dedicado ao trabalho e a família. Ainda assim, a profissão autônoma possibilita uma maior flexibilidade de horários. No entanto, na fase inicial do negócio sabemos o quanto é importante dedicar atenção integral para que o empreendimento avance. Dessa forma, o apoio familiar foi identificado como um fator essencial na construção de empresas comandadas por mulheres.
Gomes, A. F., Santana, W. G. P., Araújo, U. P., & Martins, C. M. F. (2014). Empreendedorismo feminino como sujeito de pesquisa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 16, 319-342. Guzman, J., & Kacperczyk, A. O. (2019). Gender gap in entrepreneurship. Research Policy, 48(7), 1666-1680. Landström, H., Harirchi, G., & Åström, F. (2012). Entrepreneurship: Exploring the knowledge base. Research policy, 41(7), 1154-1181. Lopes, M. A., & Lima, E. Desafios atuais e caminhos Promissores para a pesquisa em Empreendedorismo. Revista de Administração de Empresas – RAE, São Paulo, v. 59, n. 4, p. 284-2