Negócios Sociais
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
NEGÓCIOS SOCIAIS E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO
Área
Empreendedorismo
Tema
Empreendedorismo Social
Autores
Nome
1 - Eduardo Mendonça Nascimento UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Osório
Reumo
O Presente trabalha buscou analisar as relações entre negócios sociais e suas possíveis contribuições para os objetivos do desenvolvimento sustentável; para tal foi realizada um pesquisa de cunho misto, focando em artigos que demonstrassem empiricamente essas possíveis contribuições positivas. Foi abordado e descrito diversos negócios sociais, seu funcionamento, descrições, alcances; sendo também levantado certos tópicos de questionamento sobre a efetividade e poder de geração de valor social desses empreendimentos.
Este artigo tem como objetivo estabelecimento das seguintes questões: (i) analisar de que forma os negócios sociais influenciam significativa e positivamente na sociedade (ii) avaliar de que forma essa contribuição positiva influencia no cumprimento de Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pela ONU em 2012 como sendo uma “evolução” dos Objetivos do Desenvolvimento para o Milênio, estabelecidos no ano 2000.Logo em 2012 foi realizada ,pela ONU, a Rio+20, na qual foram estabelecidos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para 2030.
O grande conceito de negócio social foi popularizado por Muhamed Yunus, ganhador do prêmio Nobel da paz em 2006 (BARKI et al., 2015) sendo o de que um negócio social é um empreendimento que objetiva transformar a sociedade através da geração de valor social que é viabilizada pela geração de valor econômico (Yunus, 2010).Para Bezerra e Ferreira (2018), ODS são a culminância do debate global sobre o desenvolvimento socioambiental, logo entendesse que pode existir uma relação de mutualismo entre os negócios sociais, por tentarem equilibrar geração de valor social e equilíbrio financeiro e os ODS.
A contribuição positiva dos negócios sociais fica explicita em todos os artigos encontrados que demonstram exemplos empíricos de NS, sendo a necessidade de um novo paradigma voltado para o equilibrado dos recursos ambientais e da vida humana, o motor impulsionador da ONU em 2015 na criação dos Objetivos do desenvolvimento Sustentável, Gomes e Ferreira 2018, Com os novos empreendimentos sociais formando um novo paradigma do capitalismo, Comini, Barki e Aguiar (2012), e que permitem concluir que os negócios sociais podem ser parte desse novo arquétipo fomentado pela ONU ao estabelecer os ODS
BARKI, Edgard. Negócios de impacto: tendência ou modismo?. GV executivo, v. 14, n. 1, p. 14-17, 2015.
BEZERRA¹, Paulo Ricardo Cosme; FERREIRA, José Gomes. Negócios de impacto social e desenvolvimento sustentável: mapeamento e caracterização dos empreendimentos sociais potiguares. Congestas. Vol. 6, p.1-10. 2018
COMINI, Graziella; BARKI, Edgard; AGUIAR, Luciana Trindade de. Uma abordagem tripla para negócios sociais: uma análise multicaso brasileira. Revista de Administração (São Paulo), v. 47, n. 3, pág. 385-397, 2012.
GOMES, Magno Federici; FERREIRA, Leandro José. Políticas públicas e os