Resumo

Título do Artigo

RELACIONANDO INOVAÇÃO ORIENTADA PARA A SUSTENTABILIDADE, CAPACIDADES DINÂMICAS E COLABORAÇÃO INTERORGANIZACIONAL: proposta de um Framework teórico
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Orientada à Sustentabilidade
Capacidades Dinâmicas
Colaboração Organizacional

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Jean Soares da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciência Sociais Aplicadas
2 - Cláudia Fabiana Gohr
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I João Pessoa

Reumo

Cada vez mais as discussões sobre inovação têm ganhado destaque, seja no ambiente acadêmico, empresarial ou governamental. O constante crescimento de cenários competitivos, tem feito com que as organizações cada vez mais busquem obter vantagem competitiva frente aos seus concorrentes (SANTOS, 2020). Assim, a inovação tem se mostrando como uma atividade chave no desempenho de qualquer organização. A institucionalização de valores sustentáveis ao longo dos anos contribuiu para que a inovação começasse a ser caracterizada por outros critérios além dos convencionais.
Como integrar através de um framework a relação entre Inovação orientada à sustentabilidade, capacidades dinâmicas e colaboração interorganizacional? Dessa forma, esse estudo tem como principal objetivo propor um framework conceitual que integra Inovação orientada à sustentabilidade, com capacidades dinâmicas no contexto de organizações que atuam em ambientes de colaboração interorganizacional.
Conforme discutido na seção anterior, os modelos tradicionais de inovação orientada à sustentabilidade, na perspectiva ambiental, social e econômica, que considera recursos e capacidades no contexto de organizações que atuam em ambientes de colaboração, ainda carecem de maior abrangência à realidade das organizações. Os pesquisadores que consideram essa perspectiva da SOI, em alguns casos ainda estão direcionados para questões ambientais da inovação. Ainda, há a limitação de analisar apenas algumas CDs específicas ao invés de unificar o entendimento sobre um conjunto de CDs.
O framework proposto contribui na observação de como as organizações que atuam em colaboração podem se utilizar de suas capacidades dinâmicas (e antecedentes) para se tornar mais sustentáveis em seu processo de inovação, com uma visão que abrange a SOI na perspectiva do TBL. Dessa forma, são apresentadas quais capacidades dinâmicas podem influenciar no desenvolvimento de inovação quando está é orientada para as questões ambientais, sociais e econômicas, também quando as organizações estão relacionando entre si em um contexto de colaboração.
Primeiro, avança na aproximação dos três tópicos temáticos (inovação orientada para a sustentabilidade, capacidades dinâmicas e empresas que atuam em redes de colaboração). Segundo, o ensaio considera SOI nas três perspectivas do TBL (ambiental, social e econômico) diferente muitos estudos que tem focado mais no fator ambiental. Por fim, apresenta um panorama de capacidades dinâmicas (e antecedentes) que podem influenciar nesse processo de inovação, bem como em quais perspectivas o desenvolvimento da capacidade dinâmica pode trazer mais impacto.
ABOELMAGED, M.; HASHEM, G. Absorptive capacity and green innovation adoption in SMEs: The mediating effects of sustainable organisational capabilities. Journal of Cleaner Production, v. 220, p. 853–863, maio 2019. ADAMS, R. et al. Sustainability-oriented Innovation: A Systematic Review. International Journal of Management Reviews, v. 18, n. 1, p. 180–205, abr. 2016. ALBORT-MORANT, G.; LEAL-RODRÍGUEZ, A. L.; DE MARCHI, V. Absorptive capacity and relationship learning mechanisms as complementary drivers of green innovation performance. Journal of Knowledge Management, v. 22, n. 2, p. 1–21, 12