Resumo

Título do Artigo

Lean Construction como Ferramenta de Gestão Estratégica: contribuições e desafios para a excelência operacional e sustentação da vantagem competitiva na construção civil imobiliária
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão estratégica
Implementação do Lean Construction
Construção civil.

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Sebastião Longuinho de Jesus
Fundacao Dom Cabral - Nova Lima
2 - Paulo Renato de Sousa
Fundacao Dom Cabral - Campus Aloysio Faria - Alphaville Lagoa dos Ingleses

Reumo

Empresas imobiliárias do segmento residencial enfrentam forte concorrência, em que clientes exigem alto nível de serviço e produtos personalizados, o que torna a capacidade de adaptação do projeto um ativo comercialmente valioso. Apresentam frequentemente, excedentes de custo e atrasos no cronograma, além de alto índice de retrabalho, e adotam práticas convencionais de gerenciamento com relativa inflexibilidade, não considerando o retrabalho, a manutenção de unidades em estoque, as atividades e movimentação desnecessárias de trabalhadores e/ou materiais, tempo de espera de materiais , etc.
Problema: Altos custos no setor imobiliário causando custos desnecessários e retrabalho. O objetivo do trabalho foi analisar se, e, como a gestão operacional, por meio do lean construction, contribui para a sustentação da estratégia empresarial em empresas do segmento imobiliário brasileiro.
Desde o trabalho seminal sobre o Lean Construciton publicado por Koskela em 1992, muito foi escrito sobre o tema e as principais barreiras na implementação da filosofia como pode ser visto em: Enshassi et al (2018), Demirkesen et al (2019), Bajjou and Chafi (2021) e Mano et al (2021). No caso deste trabalho, além de uma revisão bibliografia contemporânea, o grande diferencial é a aplicação de uma pesquisa qualitativa, seguindo as recomendações de Thiollent (2011).
Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário semiestruturado, baseada na teoria acerca do tema, buscando entender o nível de maturidade das ferramentas de gestão de projetos e obras de engenharia no Brasil, e os principais desafios que a implementação do Lean pode enfrentar. Como estratégia de pesquisa, adotou-se a pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar as qualidades, desafios, limitações e distorções do público-alvo. Dessa forma, foram realizadas 20 (vinte) entrevistas que abrangeram desde engenheiros de campo, consultores e gerentes de engenharia.
Os resultados obtidos mostram que, embora o mercado brasileiro conte, hoje, com ferramentas e métodos de gestão com bom nível de maturidade, a aplicação pode variar muito em função do porte da empresa, do perfil dos líderes e gestores. Nota-se que as organizações que alcançaram melhores resultados dedicaram times específicos para implementar e gerir o tema. Há, também, um ponto importante sobre as possíveis barreiras no processo de implementação da filosofia Lean que é a resistência encontrada na camada da média gerência.
A busca pela implementação da filosofia lean visa a, principalmente, garantir maior assertividade e acurácia nos resultados planejados na concepção do empreendimento, o que pode garantir maior qualidade, menor variabilidade, eliminação de perdas e desperdícios, além de maior previsibilidade de custos e prazos, transformando a excelência operacional, de fato, em pilar estratégico. Os princípios do Lean Thinking que, quando aplicados à construção civil, ganham a denominação de Lean Construction, traz a cultura da melhoria contínua por meio da otimização de processos.
Koskela, Lauri. (1992). Application of the new production philosophy to construction, CIFE Technical Report #72, Stanford University. Koskela, Lauri; Rooke, John; Bertelsen, Sven and Henrich, Guilherme. (2007). The TFV theory of production: new developments. Proceedings IGLC-15. Bajjou, Mohamed Saad and Chafi, Anas. (2021). Lean construction and simulation for performance improvement: A case study of reinforcement process – International Journal of Productivity and Performance Management Vol. 70 No. 2, 2021 pp. 459-487 Emerald Publishing Limited 1741-0401. https: //doi.10.1108/IJPPM-06-2019-03