ISO 9001:2015
Micro e Pequenas Empresas
Revisão Sistemática da Literatura
Área
Operações
Tema
Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production
Autores
Nome
1 - Nara de Lira Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Sede
2 - Ana Regina Bezerra Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - PADR
3 - Natália Lúcia da Silva Pinto FACULDADE SANTA HELENA (FSH) - Recife
Reumo
O perfil mais exigente do consumidor alinhado à necessidade das empresas se sustentarem em um cenário competitivo faz com que as organizações, de pequeno a grande porte, adotem sistemas de gestão da qualidade (SGQ). A norma ISO 9001:2015 traz requisitos para desenvolvimento, implementação e melhoria de um SGQ. Pequenos empreendimentos possuem uma realidade diferente dos grandes empreendimentos, assim, podem se deparar com desafios específicos à certificação ISO 9001:2015, mas também podem obter benefícios decorrentes de um SGQ que permite um melhor desempenho global.
A adoção de um sistema de gestão da qualidade é necessária independentemente do porte da empresa. A ISO 9001:2015 expressa que tipo e tamanho de empresa e características de produto não interferem na aplicabilidade dos requisitos que constam na Norma, pois eles são gerais e abrangem todas as organizações, incluindo, os pequenos empreendimentos. O presente trabalho tem como questão de pesquisa saber quais são os desafios enfrentados pelas MPEs para se obter e permanecer com a certificação ISO 9001:2015. O objetivo é identificar desafios e benefícios da certificação em micro e pequenas empresas.
O conceito de qualidade está voltado à satisfação do cliente (ABNT ISO 9001, 2015; KOTLER; KELLER, 2012; MENDES et al., 2021). A norma ISO 9001 traz requisitos para desenvolvimento, implementação e melhoria de um Sistema de Gestão da Qualidade (ABNT ISO 9001, 2015). A versão 2015 da ISO 9001 apresenta alterações significativas na norma (LÁZART, 2015). As empresas de pequeno porte têm um papel importante na economia (CATANZARO; TEYSSIER, 2020). O incentivo à qualidade e à certificação da ISO 9001 influenciam a capacidade competitiva das pequenas e médias empresas (CARVALHO; DE MEDEIROS, 2021).
O presente trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura (RSL) pelo método PRISMA 2020. O Portal da CAPES foi utilizado para definição das bases de dados e expressão de busca. A coleta dos estudos para revisão ficou restrita a artigos científicos de pesquisa e de revisão, selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão. As etapas seguintes desta revisão até à obtenção dos resultados foram definidas da seguinte forma: identificação, seleção, elegibilidade e extração, respectivamente. As etapas citadas foram realizadas por duas pessoas.
Foi possível verificar as relações com as seguintes temáticas: a) os benefícios que falam sobre as soluções em mercado globalizado e competitivo, o relacionamento com os fornecedores, a chegada de novos clientes e o incremento nos indicadores do negócio, bem como o reconhecimento e a percepção positiva a respeito da organização, entre outros; b) os desafios que tratam da gestão informal, a falta de meios de avaliação, a escassez de recursos e os custos do processo, assim como a falta de preparo dos gestores e demais envolvidos na implementação da Norma.
O objetivo da pesquisa foi atendido, visto que as pesquisadoras elaboraram uma revisão sistemática da literatura, cujo propósito foi apresentar os benefícios e desafios da ISO 9001:2015 para as micro e pequenas empresas. Verificou-se que, apesar dos desafios elencados, a literatura reforça que os benefícios justificam a sua adoção. Embora o esforço para implementar a ISO 9001:2015 seja elevado, é importante que as empresas adotem um SGQ pois a ausência da gestão da qualidade de modo sistemático pode elevar o custo da qualidade quanto aos métodos corretivos.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9001:2015: Sistema de gestão da qualidade - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015. MENDES, B. S. et al. Implementação da Norma ISO 9001:2015 em uma Empresa de Assessoria Contábil, Jurídica e Administrativa. Desafio Online, Mato Grosso do Sul, v. 9, n. 3, p. 546-567, 2021. CATANZARO, A.; TEYSSIER, C. Export promotion programs, export capabilities, and risk management practices of internationalized SMEs. Small Bus Econ, Lyon, v. 57, p. 1479–1503, 2020.