Resumo

Título do Artigo

CONSUMO COLABORATIVO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE ESCALAS DE MENSURAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia compartilhada
Consumo Colaborativo
Escalas de mensuração

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Jéssika Narjara Silva Dantas Garrido
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
2 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

A literatura sobre a temática assinala que o envolvimento com as práticas de consumo colaborativo pode ser motivado tanto por aspectos econômicos, sociais e ambientais, os quais exercem influência nas intenções, atitudes e valores percebidos pelos consumidores e na interação com as empresas para a adoção de práticas e modelos de negócios de consumo colaborativo. Entretanto, não existe uma abordagem consensual quanto às variáveis ou dimensões que são determinantes para mensurar a tendência do comportamento dos consumidores e dos modelos de negócios em praticar o consumo colaborativo.
Este estudo teve como objetivo realizar um estudo bibliométrico sobre as escalas de mensuração para a prática do consumo colaborativo, a fim de mapear e clusterizar o tema, identificando os elementos de mensuração do consumo colaborativo.
As mudanças no comportamento dos consumidores e a busca por novas oportunidades de mercado têm fortalecido o crescimento e a propagação do consumo colaborativo como estilo de vida e modelo de negócio. Nesse contexto, os pesquisadores ainda estão no processo de alcançar uma compreensão abrangente sobre este fenômeno, os fatores motivacionais e as barreiras que impedem a prática das atividades de consumo colaborativo, assim como a operacionalização dessa prática enquanto modelo de negócio.
Este estudo apresenta uma análise bibliométrica associada à revisão da literatura sobre escalas de mensuração do consumo colaborativo nas seguintes perspectivas: 1) publicações e citações que envolvem artigos e autores com maiores números de citações, bem como a cooperação entre os países que estão produzindo sobre o tema; 2) coocorrência de palavras-chaves relacionadas à temática; e 3) identificação dos principais elementos de mensuração do consumo colaborativo.
Os resultados mostram o interesse dos pesquisados em entender qual a percepção e atitude dos consumidores quanto às práticas de consumo colaborativo, quais fatores exercem influência nas decisões de consumo voltadas para o compartilhamento e quais são os modelos de negócios colaborativos existentes, suas formas de operacionalização e os impactos que são gerados por esse tipo de consumo na perspectiva individual e coletiva. Os principais elementos de mensuração do consumo colaborativo identificados nos estudos sobre a temática envolvem fatores sociais, ambientais, econômicos e individuais.
Belk, R. (2014a). You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, 67(8), 1595–1600. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.10.001 Botsman, R., & Rogers, R. (2011). O que é meu é seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Bookman Editora. Hamari, J., Sjoklint, M., & Ukkonen, A. (2016). The sharing economy: Why people participate in collaborative consumption. Journal of the Association for Information Science and Technology, 67(9), 2047–2059. https://doi.org/10.1002/asi.23552