Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production
Autores
Nome
1 - Cassiomar Rodrigues Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Goiânia
2 - Jose Elenilson Cruz INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB) - Campus Gama
3 - Paulo Henrique dos Santos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) - Senador Canedo
Reumo
A competição empresarial tornou-se intensa nas últimas décadas, aumentando a necessidade de as empresas reduzirem os custos de produção, maximizarem os lucros e equilibrarem os preços de seus produtos. Este fato tem despertado o interesse de profissionais e pesquisadores no estudo e desenvolvimento de metodologias de melhoria contínua que ajudem as empresas a lidar com o ritmo dessa competição (ANTONY, 2002). Diversas metodologias de melhoria contínua foram desenvolvidas e discutidas nas últimas décadas; o Lean Six Sigma (LSS) é uma que tem proporcionado diversos benefícios para empresas.
O objetivo deste artigo é analisar a literatura de Lean Seis Sigma por meio de bibliometria, utilizando o Software R (pacote biliometrix). Coadunando com esta ideia, os objetivos específicos são: identificar a evolução dos estudos, conhecer as lacunas científicas e tendências de pesquisa, e apresentar áreas de interesse para a pesquisa desta temática.
A integração das metodologias Lean e Six Sigma fornece às organizações métodos, ferramentas e técnicas para alcançar uma melhoria superior (SNEE, 2010). Lean Six Sigma (LSS) é um método poderoso para alcançar a eficiência e eficácia do processo, resultando em maior satisfação do cliente e melhores resultados financeiros.
O compartilhamento de informações ao longo do processo de pesquisa fornece a base para a produção cumulativa de conhecimento e o progresso científico (HONG, 2003). O número de publicações científicas e o número de periódicos aumentaram nos últimos anos.
Considerando os dados obtidos após análise realizada pelo Bibliometrix, identificou-se que foram publicados 3.779 documentos entre os anos de 1971 a 2022 na Web of Science.
Para responder a primeira questão de pesquisa, que é “identificar a evolução dos estudos”, pode-se observar na Figura 1 que as discussões sobre Lean Six Sigma (LSS) iniciaram em 1971. Porém, apenas a partir de 1996 as publicações começaram a ter maior relevância para o meio acadêmico. Destaca-se os picos de publicações sobre a temática nos anos de 2017, 2019 e 2021.
Identificou-se que de forma geral as discussões sobre Lean Six Sigma ainda estão em expansão em todo mundo. Foram encontrados 3.779 artigos desde 1995, com fase aguda de publicações na última década. Os estudos realizados utilizaram, principalmente, a abordagem de estudo de caso, avaliando a implementação e o desempenho do Lean Seis Sigma nas organizações. A partir de 2020, cresceu o número de estudos que abordam a aplicação do Lean Seis Sigma na área da saúde, possivelmente devido a pandemia de Covid-19.
ANTONY, J. Design for six sigma: a breakthrough business improvement strategy for achieving competitive advantadge, Work Study, v. 51, n.1, p.6-8, 2002.
HONG, G. Y.; GOH, T. N. Six Sigma in software quality. The TQM Magazine, v. 15, n. 6, p. 364-373, 2003.
SNEE, R. D. Impact of Six Sigma on Quality Engineering. Quality Engineering, v. 12, n. 3, p. 31-34, 2000.