1 - Tania Maria Ribeiro UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) - MARACANÃ
2 - Renata Georgia Motta kurtz UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) - Faculdade de Administração e Finanças
Reumo
Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia da Covid-19. Assim, as
Instituições de Ensino Superior (IES) propuseram estratégias para manter o aprendizado
do discente, e muitas optaram pelas aulas remotas, o que melhor se adequou para a
maioria das universidades. Para verificar o nível de motivação dos alunos para o estudo,
durante a pandemia, segundo a teoria da autodeterminação, o corpus deste trabalho foi de
12 estudantes de quarto período de Ciências Contábeis de 2021.1, em uma IES do Rio de
Janeiro, cujos alunos, em sua maioria, pertencem às classes C e D.
O problema desta pesquisa é: quais fatores promovem a motivação dos discentes do curso
de Ciências Contábeis de uma universidade privada brasileira para estudar e aprender, no
contexto desafiador da pandemia, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação (SDT)?
Este estudo teve como objetivo geral analisar os fatores promotores da motivação dos
estudantes do curso de Ciências Contábeis, de uma universidade privada brasileira, tendo
como cenário as aulas remotas durante a pandemia do Covid-19, sob a perspectiva da
teoria da autodeterminação (SDT).
Este estudo analisou a motivação de alunos de Ciências Contábeis do RJ, segundo a
teoria da autodeterminação, de Deci e Ryan (1985; 1991), que sugere que a motivação é
capaz de produzir resultado tanto no desempenho quanto na aprendizagem, e ainda que
a aprendizagem é intervém na motivação. As motivações variam, podendo ser
direcionadas por variados vieses, e são “um fenômeno complexo, multideterminado, que
pode apenas ser inferido mediante a observação do comportamento, seja em situações
reais de desempenho ou de autorrelato”. (GUIMARÃES; BZUNECK, 2008, p. 111)
Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter investigativo. Malhotra
(2001) define a metodologia qualitativa como não estruturada, exploratória, fundamentada
em entrevistas em profundidade, que oportunizam percepções, melhores pontos de vista e
compreensão do contexto do tema. Quanto à sua natureza, é considerada descritiva, visto
que intenta estudar os posicionamentos do grupo analisado (GIL, 2008). Já Triviños
classifica o estudo descritivo como aquele que procura descrever com fidelidade as
circunstâncias e fenômenos de uma dada realidade (1987).
Os alunos pesquisados estavam enfrentando um momento atípico, de pandemia, e com
aulas remotas, o nível de motivação alcançou seu nível mais baixo durante o primeiro
semestre de 2020. Porém, no decorrer do segundo semestre de 2020 e no primeiro de
2021, após adaptação ao novo modelo, e com a consciência de que no momento vivido
aquela era a melhor opção, o nível de motivação dos alunos aumentou. Um importante
fator que influência na automotivação foi que, com o passar do tempo, todos foram
conseguindo se ajustar melhor ao formato remoto
Os resultados demonstraram motivação diversificada para aprendizagem, porém a
maioria apresentou um nível de motivação autônomo. Apenas dois apresentaram perfil
de desmotivação, sendo que um deles permite inferir que se não fossem os contratempos
pessoais, que precisou enfrentar, provavelmente apresentaria um outro tipo de motivação.
A análise das entrevistas permite concluir que, muitos dos estudantes tinham como foco
aprofundar o nível de conhecimentos ou preocupação em atingir fundamentos adequados
para um bom desempenho da futura profissão e uma eficiente inserção no mercado de
trab
DECI, E.; RYAN, R. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior.
New York: Plenum, 1985.
______. A motivational approach to self: Integration in personality. In R. Dienstbier
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GUIMARÃES, S; BZUNECK, J. A Propriedades psicométricas de um instrumento para
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ANDERSEN, S.; CHEN, S.; CARTER, C. (2000) Using teaching case studies for