Cidade Inteligente
Educação inteligente
Revisão Sistemática
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Governo Eletrônico, TICs para Desenvolvimento, Cidades Inteligentes, Governo Aberto, Blockchain no Setor Público
Autores
Nome
1 - Alexandra Savóia Cordeiro Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osasco
2 - Emerson Gomes dos Santos Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Administracao
3 - Douglas de Lima Feitosa Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Departamento de Administração
4 - Claudia Terezinha Kniess Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osasco
Reumo
No âmbito educacional o conhecimento tem importância central para formar uma sociedade criativa e resiliente, com a disseminação de conhecimento e qualificação profissional. No que cerne as cidades inteligentes, a dimensão relacionada à educação é denominada Smart Education ou educação inteligente. Ela aborda o uso da tecnologia e o engajamento de alunos, professores, entidades públicas e privadas, para fornecer serviços focados na experiência e bem-estar dos cidadãos. Isso pode tornar os serviços mais ágeis e menos custosos, por meio do uso de tecnologias integradas e participação coletiva.
Nesse sentido surge a necessidade de pesquisas que tragam informações a respeito dos aspectos que caracterizam uma educação alinhada aos requisitos das cidades inteligentes. Assim, o objetivo do trabalho é identificar e consolidar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, os fatores que caracterizam a educação inteligente, mediante estudo documental em bases de dados nacionais.
Diversos autores apresentam propostas de dimensões que compõem as cidades inteligentes (CI): economia, pessoas, governo, mobilidade, meio ambiente, modo de vida, saúde e educação. A educação inteligente deve compreender a remodelagem do atual modelo de aprendizado para um modelo flexível e personalizado de aprendizagem, que faz uso de dispositivos e tecnologia da informação dentro do ambiente de ensino, de forma a customizar a experiência e estimular o desenvolvimento de habilidades e a produção de conhecimento, de fácil acesso e colaborativo que permeia o sistema da CI.
Foram identificados e consolidados, por meio de uma revisão sistemática, os fatores que caracterizam a educação inteligente em 12 fatores a partir de 64 conceitos-chave por meio da análise das referências acadêmicas e de consultorias, da OECD e desenvolvedoras de conteúdo e-Learning. Foram identificados os fatores Acesso ao ensino, Personalização do ensino, Reforma curricular, TIC, Gestão da Educação, Melhoria contínua, Gestão eficiente, Monitoramento, Educação Ativa, Estratégia de aplicação, Cooperação entre Stakeholders; Engajamento e desenvolvimento dos docentes.
Com a definição dos fatores, contemplou-se as diferenças dos conceitos nas referências acadêmicas e nas referências complementares, possibilitando que pontos de vista distintos sejam considerados na análise da viabilidade implementação da abordagem de educação inteligente. Com isso, foi evidenciado o que as cidades podem considerar para viabilizar a educação na dinâmica de cidades inteligentes, fundamental para facilitar a sua implementação. Para tanto, apresentou-se uma proposta de interlocução entre os conceitos-chaves da literatura que representa ponto partida para a busca de indicadores.
ALBINO, Vito; BERARDI, Umberto; DANGELICO, Rosa Maria. Smart cities: Definitions, dimensions, performance, and initiatives. Journal of urban technology, v. 22, n. 1, p. 3-21, 2015.
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