Resumo

Título do Artigo

NO MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO TEM LUGAR PRA TODO MUNDO? BRANDING NA GESTÃO DE EVENTOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Festa de São João
Branding
Gestão de Eventos

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Cleysson Ricardo Jordão Braga Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As duas principais festas juninas do Nordeste estão em Caruaru/PE e Campina Grande/PB, que disputam o título de “Maior São o João do Mundo”. O caso apresenta a característica desses grandes eventos, a partir da profissionalização e expansão ao longo dos anos, resultando na entrada de artistas nacionais conhecidos por ritmos diferente do forró. O dilema é construído a partir de uma campanha criada por artistas do forró insatisfeitos, que acusam a organização de uma descaracterização dos festejos. Sendo assim, a organização dos eventos precisa fortalecer a marca no processo de decisão da grade.
Este caso enseja apresentar uma perspectiva de reflexão sobre a temática de Branding na Gestão de Eventos. Os principais objetivos de aprendizagem para o aluno são: - Caracterizar a marca como conceito em um evento; - Refletir sobre a necessidade de posicionamento para consolidação da marca; - Analisar os aspectos que podem afetar a tomada de decisão no gerenciamento do branding de um evento.
O caso se baseia numa situação real, que fora adaptada num enredo, com personagens reais e fictícios, relacionada a dois eventos brasileiros como cenário. Foram utilizados trechos de entrevistas originais de cantores e políticos à imprensa, publicadas em sites e televisão (conforme indicado nas referências das notas de rodapé no caso). Além disso, para fundamentar o contexto das festas, utilizou-se de textos históricos e vídeos institucionais, referenciados a seguir. Todos os dados são secundários e públicos.
O caso pode ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu, em disciplinas de Administração de Marketing, Marketing Estratégico, Gestão de Marcas e Gestão de Eventos.
KOTLER, Philip; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. NOGUEIRA, Camila G.; JÚNIOR, Sérgio C.; LIMA, Rosineide Maria D.; et al. Planejamento de Eventos. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018. MELO, Bruna; MICHEL, Margareth de O.; ANDRETTI, Rafael D.; BRAGA, Suzane T. Gestão de marcas. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2020. SILVA, A. B.; BANDEIRA-DE-MELO, R. Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. 1. ed. João Pessoa, Editora UFPB, 2021.