ANÁLISE DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA FASE INICIAL DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO COM STARTUPS SAAS DURANTE A PASSAGEM PELO VALE DA MORTE
Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco
Autores
Nome
1 - fernando correa grisi UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - porto alegre
2 - JÉSSICA SONAGLIO UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
3 - Arnaldo Rizzardo Filho UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Administração de Empresas
Reumo
O processo de criação de uma empresa inovadora, como as startups SaaS, chama a atenção de acadêmicos, pesquisadores, investidores e empresas. As startups SaaS representam grande parte das inovações da nova economia, e por isso são importantes em termos de desenvolvimento econômico e social. A fase de início e consolidação das startups é peculiar e campo fértil de pesquisa, tal etapa trata-se do chamado Vale da Morte (VoD). Gbadegeshin (2022) considera o VoD como um desafio que empreendedores precisam considerar e se prepararem com ferramentas e recursos para gerenciar essa transição turbulenta
O problema da pesquisa é como é possível sobreviver ao “vale da morte” da inovação? O objetivo geral da pesquisa é investigar como ocorre o processo decisório nas startups SaaS durante a passagem pelo VoD sob a perspectiva da teoria causation – effectuation. A fim de, responder o objetivo geral do estudo tem-se como objetivos específicos (a) Entrevistar fundador de startups SaaS a fim de saber como ocorreu o processo de criação do negócio; (b) Contribuir sobre o avanço da temática para a academia e mercado.
Schumpeter (1982, 1984) aduz que o capitalismo estimula o surgimento dos empreendedores. A introdução de uma inovação no sistema econômico é chamada de ato empreendedor. Toda inovação implica uma “destruição criadora”, que leva ao surgimento de novos negócios. A Teoria Causation – Efectuation, de Saras Sarasathy (2001; 2009), é uma proposta que direciona a tomada de decisão dos empreendedores na implementação estratégica. A lógica causation aceita os riscos existentes e a lógica effectuation considera que os riscos são imprevisíveis, e os resultados são desconhecidos.
A pesquisa foi um estudo de caso múltiplo, pois para Yin (2015) o estudo de caso pode abrigar múltiplos casos, chamado de “cross-case”. O autor ainda afirma que utilizar mais de um estudo deixa a pesquisa mais robusta e confiável. O presente estudo realizou a triangulação de dados e foi possível chegar a exaustão teórica. Os quatro sócios fundadores de startups modelo software as a service - SaaS foram entrevistados através da plataforma Google Meet, tendo uma duração média de 40 minutos cada entrevista onde responderam 5 perguntas em questionário semi-estruturado de pesquisa.
Todos os fundadores relataram que no processo de decisão na fase inicial: “quem manda é o cliente, primeiro vem a estratégia de produto e depois a estratégia de negócio”. As entrevistas relatam que as startups invertem a lógica de negócios tradicional. Sendo assim, foi possível mapear as seguintes características de uma startup de sucesso: cultura empreendedora, suporte intelectual, recursos financeiros e modelo de gestão. Destaca-se a relevância em relação à cultura empreendedora, pois é um fator importante para o sucesso de uma inovação
O processo de criação de uma empresa é muito parecido com o processo da administração estratégica e ambos evoluem ao longo do tempo. As startups estão alterando a lógica dos negócios e os pressupostos clássicos da estratégia ainda são válidos, todavia está cada vez mais complexo planejar e estruturar as atividades de uma organização e criar uma vantagem competitiva única. Sendo assim, pode-se concluir que o processo de effectuation é importante para o crescimento de um negócio e mais importante ainda, para o desenvolvimento de uma inovação.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
GBADEGESHIN, Saheed A. et al. Overcoming the Valley of Death: A New Model for High Technology Startups. Sustainable Futures, v. 4, p. 100077, 2022.
SARASVATHY, Saras D. Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of management Review, v. 26, n. 2, p. 243-263, 2001.
SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
_______. A teoria do desenvolvimento econômico; uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juros e ciclo econômico. São Paulo: