Setor de Tecnologia da Informação
Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista
MCDA-C
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI
Autores
Nome
1 - Angelita Mocelin Bett FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Fabiana Veni Tobias FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas
3 - Sueli Farias Kieling FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Florianópolis
4 - Sérgio Murilo Petri UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
5 - Rafael Tezza FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
Reumo
O mercado em alta concorrência exige dos gestores um posicionamento estratégico frente à necessidade de um gerenciamento eficiente, com desafios próprios de empreendimento relativos a competências técnicas, sociais e emocionais; ambientes de negócio como configuração da estrutura organizacional, modelo de gestão a adotar e recursos disponíveis (MORAIS, BARRICHELLO E FREITAS, 2021). Diante desse contexto, o pequeno e médio empresário precisa estar munido de ferramentas e capacidades gerenciais para auxiliar no desenvolvimento da sua empresa. E uma das ferramentas sugeridas é o uso do MCDA-C.
As pequenas e médias empresas são relevantes para a economia, no entanto, elas enfrentam muitos desafios. Para sobrevivência das mesmas, os gestores precisam estar munidos de ferramentas e capacidades gerenciais que auxiliem no desenvolvimento das organizações. Assim, qual metodologia adotar para melhorar o desempenho das empresas e se manter competitivo? Este estudo tem por objetivo a aplicação da avaliação de desempenho em uma empresa de comércio e prestação de serviços em TI sob ótica MCDA-Construtivista.
As empresas precisam adotar medidas para ter uma vida longa, e para isso é necessária a tomada de decisão. Para Bateman e Snell (2011), o processo de tomada de decisão envolve a escolha entre alternativas a partir de um problema, utilizando critérios pré-estabelecidos a fim de obter a melhor alternativa. Neste contexto, a adoção de metodologias que envolvem critérios para a tomada de decisão tem auxiliado gestores de empresas. Bana e Costa el tal. (1999) sugerem a consideração de valores do decisor ao construir modelos, para isso propõe como instrumento de intervenção a Metodologia MCDA-C.
Esta pesquisa é classificada de natureza qualitativa devido a considerar os objetivos, princípios e realidade do decisor (gestor da empresa), e, também quantitativa em decorrência de utilizar escalas para fins de mensuração do desempenho da empresa estudada. Foi utilizada a metodologia MCDA-Construtivista, ferramenta de gestão, escolhida por possibilitar flexibilidade frente às necessidades do decisor, e, portanto, os resultados não podem ser generalizados. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas online entre o decisor e os facilitadores com duração total de 16 horas.
Foram identificadas 4 grandes áreas, sendo a área de governança a responsável por 40% do desempenho global, resultado do impacto expressivo do PVE aumento de receita, considerado mais relevante para o decisor. De forma geral, a empresa Alpha apresentou a maioria dos descritores no Status Quo no nível superior segundo a metodologia MCDA-C, atingindo 294 pontos sendo classificada com desempenho competitivo. Cabe informar que não houve performance de PVFs negativas. E que o PVF marketing/vendas e o PVF padronização alcançaram o nível de excelência.
O presente trabalho visou a construção de um modelo de avaliação do desempenho em uma empresa de comércio e prestação de serviços em TI sob a ótica da metodologia MCDA-Construtivista. Assim, com base na perspectiva do gestor, foram identificadas 4 grandes áreas com 38 indicadores/descritores: capital humano (8 indicadores); governança (10 indicadores), serviços (9 indicadores) e financeiro (11 indicadores), sendo possível obter o desempenho global de 294 pontos, considerada assim como competitiva. Como recomendação apenas atenção ao descritor apoio.
BANA e COSTA, C.A., ENSSLIN, L., CORRÊA, E.C. e VANSNICK, J.C. Decision Support Systems in Action: Integrated Application in a Multicriteria Decision Aid Process. European Journal of Operational Research, v. 113, n.2, p.315-335, 1999.
BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott. A Administração Novo Cenário Competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
DE MORAIS, F. R.; BARRICHELLO, A.; e DE FREITAS, G. M. D. Competências Gerenciais Determinantes da Orientação Estratégica Organizacional em Micro e Pequenas Empresas. In: XXIV Seminários em Administração FEA/USP - SEMEAD. Anais. São Paulo: FEA/USP, 2021.