1 - jessica ianne fiusa do monte UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - cariri
2 - Halana Adelino Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
3 - Brena Carolina de Oliveira Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - FELCS
Reumo
Este caso possui um enredo ficcional, mas baseado em fatos, e relata a experiência de gestão de um espaço colaborativo denominado Casa Amar, na região do Cariri, no sul do Ceará. Este empreendimento propõe proporcionar a economia criativa, através de produtos e serviços. Ao longo do caso, é narrada a visita de um casal ao espaço. A partir disso, o processo inicial da Casa e os serviços atribuídos a esta são discutidos. Discute-se aqui também como ocorre a comunicação externa e entre o idealizador do projeto e os empreendedores que o viabilizam, entre outros tópicos.
O objetivo do caso é instigar a análise da gestão de uma loja colaborativa que explora a economia criativa. Além de entender o processo de criação e gestão, a narrativa apresenta a realidade de um empreendimento que abriu no momento atípico da pandemia do covid-19. Procura-se discutir as características do empreendimento fazendo uso do contexto da Economia Criativa, a fim de possibilitar nos alunos a aplicação de conhecimentos no que tange a estratégia de crescimento para este tipo de estabelecimento.
Houve três formas de coleta dos dados para a construção do caso: a primeira foi a realização de visitas para conhecer a organização, sua localização, e os produtos e serviços da Casa; a segunda ocorreu com a análise de dados secundários, a partir da gravação de uma palestra que o organizador da casa participou. Foram analisadas também as postagens realizadas no perfil do Instagram do empreendimento, finalizando assim os dados secundários; por fim, foi realizada uma entrevista com o organizador da Casa Amar em março de 2022 para obter detalhes complementares.
Este caso poderá ser utilizado nas disciplinas de marketing e gestão de negócios, de cursos de pós-graduação lato sensu na área de Administração.
LIRA, J. S.; SILVA JÚNIOR, O. G.; COSTA, F. Z. N. Como se dá o engajamento do Consumidor em um Espaço Colaborativo: Relação de negócios ou devoção? Consumer Behavior Review, v. 4, n.1, p. 53-65, 2020.
LEITÃO, C.; MACHADO, A. F. Por um Brasil criativo: significados, desafios e perspectivas da economia criativa brasileira. Belo Horizonte: Código Editora, 2016.
MORAES, I. A. Economia criativa e desenvolvimento sustentável na américa latina: potencialidades e desafios. Revista Diálogo com a Economia Criativa, v. 3, n. 9, 2018.