Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sistema Nacional de Negócios
Divulgação ambiental
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Organizações Não-Convencionais
Autores
Nome
1 - Karoline Rodrigues Sobreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuarias e Contabilidade
2 - Marcelle Colares Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC/DC/PPAC
3 - Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA
Reumo
Em 2015, a Organização das Nações Unidas elaborou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que abordam os desafios globais de mudança climática, desigualdade social e degradação ambiental. A expectativa do documento é de que as grandes empresas busquem estar inseridas nas questões relacionadas à sustentabilidade, integrando objetivos ambientais em seus relatos. No entanto, condições políticas e institucionais sob as quais as grandes empresas estão expostas podem determinar o envolvimento destas com as normas globais e as práticas de gestão direcionadas a Responsabilidade Social Corporativa.
Com a crescente importância da divulgação relacionada à boa conduta sustentável das organizações, de forma a garantir o alcance do equilíbrio econômico, social e ambiental nacional, torna-se fundamental a investigação acerca de elementos nacionais que podem influenciar na Responsabilidade Social Corporativa das organizações, principalmente mediante a expectativa da ONU com os ODS. Assim, o estudo tem como objetivo investigar a influência de fatores institucionais no nível macro na divulgação corporativa das ações ambientais voltadas à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os Objetivos do Milênio foram ampliados e substituídos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2015, no intuito de criar diretrizes para conter os perigos que as gerações futuras poderão enfrentar com o crescente efeito das mudanças climáticas na sociedade. Os ODS exigem, portanto, que as organizações relatem as consequências de suas atividades que comprometam essas metas. Assim, a teoria institucional, no âmbito do Sistema Nacional de Negócios, permite explicar as diferentes formas de organização econômica que determinam o comportamento das organizações para a consecução dos ODS.
Foram analisados dados referentes a divulgação ambiental de 839 empresas presentes em 31 diferentes contextos institucionais nacionais, de setores ambientalmente sensíveis, no período de 2015 a 2019, constantes na base de dados da Thomson Reuters. As variáveis macroeconômicas foram obtidas no World Bank, World Economic Forum, e em Hofstede (1983). Para a operacionalização das equações e teste das hipóteses, foram realizadas análises com estatísticas descritivas, e técnicas de regressão com dados em painel.
A análise descritiva das variáveis demonstrou uma crescente divulgação ambiental relacionada aos ODS para empresas internacionais. Já a análise das regressões apontou que a divulgação ambiental relacionada aos ODS sofre influência negativa e significante pelas variáveis Política e Educacional; e positiva e significante pelas variáveis Financeiras e Trabalhistas. Quanto às variáveis culturais, constatou-se que o individualismo e a aversão a incertezas influenciam positivamente a divulgação ambiental; e que a menor distância do poder e de masculinidade podem incentivar esses relatos.
Os resultados explicam que existem determinantes macroeconômicos capazes de influenciar os relatos corporativos pertinentes a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. Além disso, demonstram que as características nacionais culturais também podem comprometer o alcance dessas metas, já que se constatou que sociedades com menores desigualdades sociais, e mais orientadas a feminilidade, por exemplo, conseguem reproduzir melhor as práticas de Responsabilidade Social Corporativa quanto a evidenciação de informações ambientais.
HOFSTEDE, G. National Cultures Revisited. Behavior Scicnce Research, v. 18, n. 4, 1983.
JENSEN, J. C.; BERG, N. Determinants of Traditional Sustainability Reporting Versus Integrated Reporting. An Institutionalist Approach. Business Strategy and the Environment, v. 21, n. 5, p. 299-316, 2012.
UNITED NATIONS. Sustainable Development Goals. 2015. Disponível em:. Acesso em 10.jul.21
WHITLEY, R. Divergent capitalisms: the social structuring and change of business systems. Oxford: Oxford University Press, 1999