A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências
Autores
Nome
1 - Gustavo Henrique Silva de Souza INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG) - Campus Teófilo Otoni
2 - Nilton Cesar Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis
3 - Ana Claudia Gonçalves de Sá Jardim INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG) - Campus Teófilo Otoni
4 - Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Faculdade de Medicina
Reumo
Com a deflagração da pandemia da COVID-19 em 2020 e a inexistência de vacina ou tratamento, foram promovidas ações de mitigação do contágio do Novo Coronavírus, adotando-se medidas restritivas de distanciamento social. Assim, empresas foram obrigadas a manter colaboradores em trabalho interno ou promover o trabalho remoto (home office) e, em alguns casos, modificar as formas de produção e distribuição. Problemas produtivos e financeiros se tornaram mais evidentes, impactando nos modelos de gestão, de marketing e de produção de bens e serviços (Kabir et al., 2020).
A questão de pesquisa que se coloca é como a pandemia da COVID-19 influenciou a tomada de decisão no ambiente organizacional e mercadológico? Especificamente, poderiam necessidades, prioridades e a capacidade de adaptação explicar o processo de tomada de decisão dos empreendedores? Partindo disso, o estudo objetivou investigar expectativas empresariais frente à pandemia da COVID-19, por meio de evidências empíricas durante o início do período de distanciamento social, testando a adaptabilidade cognitiva e os valores humanos como preditores do processo de tomada de decisão entre empreendedores.
Os valores humanos são princípios-guia das ações individuais e/ou coletivas e expressam cognitivamente as necessidades humanas, funcionando como orientação geral para o comportamento (Gouveia, Milfont, & Guerra, 2014), sugerindo explicações aos processos de tomada de decisão empresarial. Por sua vez, a adaptabilidade cognitiva se apresenta na capacidade de compreender e controlar o pensamento (ideias e decisões) de forma autorregulada e planejada, permitindo flexibilidade, agilidade e adaptação de aprendizagem (Glöckner, Hilbig, & Jekel, 2014).
Um estudo transversal de caráter descritivo e de abordagem quantitativa foi realizado, durante o início da pandemia da COVID-19, em 2020, com uma amostra não-probabilística de 313 empresários brasileiros, em que foram aplicados quatro instrumentos: Escala de Expectativas Empresariais frente ao Distanciamento Social; Questionário dos Valores Básicos; Escala de Adaptabilidade Cognitiva; e Questionário Sociodemográfico. Procederam-se análises descritivas, bem como análises multivariadas, como o teste de Mann-Whitney (U), análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla.
Os resultados evidenciam o interesse dos empreendedores na atividade comercial no início da pandemia, planejando novas formas de atendimento ao público e aumentando os níveis de controle, visando manter o equilíbrio orçamentário. A necessidade de sobrevivência e o compromisso com obrigações financeiras foram norteadoras do comportamento dos empreendedores investigados. Entretanto, em condições de contágio ou proximidade com a doença, estes passaram a demonstrar decisões ponderadas, suporte afetivo aos colaboradores, flexibilidade no controle organizacional e valores mais empáticos.
Os impactos percebidos pelas empresas com o início da pandemia exigiram ações coordenadas e planejamento estratégico e financeiro para garantir a sobrevivência no mercado. Sob outro ponto de análise, a capacidade dinâmica de detecção e aproveitamento de oportunidades relacionadas à pandemia ou em decorrência de seus efeitos representou uma alternativa viável para as empresas. Em virtude disso, este estudo argumenta pelas necessidades de medidas políticas dirigidas a empresários, especialmente quanto ao aumento de linhas de crédito e melhores condições de quitação de dívidas, por exemplo.
Glöckner, A., Hilbig, B. E., & Jekel, M. (2014). What is adaptive about adaptive decision making? A parallel constraint satisfaction account. Cognition, 133(3), 641-666.
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., & Guerra, V. M. (2014). Functional theory of human values: Testing its content and structure hypotheses. Personality and Individual Differences, 60, 41-47.
Kabir, M. et al. (2020). COVID-19 pandemic and economic cost: Impact on forcibly displaced people. Travel Medicine and Infectious Disease, 2020.