Resumo

Título do Artigo

REFLEXOS DO URBAN JUNGLE NO BEM-ESTAR SUBJETIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Subjective Well-Being
Urban Jungle
Consumo na pandemia

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - EDUARDO MARTINS DE ARRUDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA

Reumo

Em decorrência da COVID-19, doença infecciosa e altamente transmissível pelos seres humanos (THULER; MELO, 2020), a população mundial sofreu mudanças significativas em seus hábitos e rotinas. Para Reis, Reis e Nascimento (2020), de um lado, o isolamento social passou a ser recomendado para controlar o progresso da doença, mas por outro contribuiu para desencadear o surgimento dos mais variados problemas de saúde, a exemplo da solidão, depressão e estresse. Assim, segundo estes autores, as práticas de cultivo de plantas podem ser uma alternativa para amparo no trato de doenças mentais.
Desse modo, o objetivo principal deste trabalho é verificar o consumo do cultivo de plantas nos lares durante o momento de pandemia da Covid-19 e suas contribuições para o Bem-Estar Subjetivo. Tomamos por hipótese, neste estudo, que o cultivo de plantas em casa tem contribuído para melhora do estado emocional e qualidade de vida das pessoas durante a pandemia.
Bem-estar subjetivo, consumo e cultura.
Assim, partindo-se de elementos relacionados ao Urban Jungle e ao Bem-Estar Subjetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos em formato on-line, a fim de identificar a partir da percepção dos respondentes quais os efeitos positivos que o consumo do cultivo de plantas pode ocasionar em seu Bem-Estar Subjetivo.
A análise dos resultados foi feita através de análise de conteúdo e confronto com a teoria subjacente.
Resultados apontam forte relação entre o aumento da cultura de ter plantas em casas e o momento da pandemia. As entrevistas revelam percepções de bem-estar dos entrevistados no hábito de cuidar de plantas (jardinagem) e implicações que os fazem desenvolver uma "tribo" muito forte entre aqueles que se autodenominam pais e mães de plantas. O fato gera relações de consumo e impulsiona um nicho de mercado que cada vez mais cresce dentro e fora do país.
ALBUQUERQUE, A., & TRÓCCOLI, B. T. Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20(2),153-164. 2004. BEZERRA, A. ET. AL. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. 2020. Disponível em. Acesso em 11 de jun. 2021. BELK, R. W. Possessions and extended self. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 2, p. 139-168, 1988. https://dx.doi.org/10.1086/209