Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desempenho escolar
Contexto socioeconômico
Infraestrutura Escolar

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Taynara Roberta Fernandes
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP
2 - Cláudia Souza Passador
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP

Reumo

A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, divulgada pela Organização das Nações Unidas, em 2015, apresentou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS quatro, em especial, reuniu metas centrais envolvendo a busca de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, devido à constante desigualdade de recursos e de oportunidades. Essas desigualdades, têm efeitos nocivos no desenvolvimento de estudantes de países que apresentam injustiças sociais, além da falta de infraestrutura das escolas, que agrava ainda mais a situação desses indivíduos.
Os objetivos do trabalho são Identificar e analisar se o contexto de oferta de infraestrutura escolar e índice socioeconômico presentes nos artigos, coletados na revisão sistemática, exercem influência no desempenho escolar; Analisar as bases de dados utilizadas em cada artigo e Apontar os tipos de variáveis utilizadas na literatura a respeito dos contextos estudados. Os problemas de pesquisa são: As condições de infraestrutura escolar e socioeconômicas apresentam influência no desempenho?; Como os autores apresentam as bases de dados? e Quais tipos de variáveis mais aparecem na literatura?
Autores acordam que, o contexto socioeconômico, o qual ambos consideram como SES, embora com diferentes medidas, possui uma correlação com o desempenho acadêmico dos estudantes (HARWELL et al., 2017; KIM; CHO; KIM, 2019; LIU; PENG; LUO, 2020; SELVITOPU; KAYA, 2021; SIRIN, 2005; WHITE, 1982). Além disso, outros autores desempenharam o trabalho de compreender as relações ente o desempenho acadêmico e a infraestrutura escolar, em destaque para o primeiro estudo que proposto por Coleman (1966), conhecido como “Relatório Coleman”, no qual relatou que a escola e seus insumos não apresentavam efeito
1) Maior parte dos artigos encontrados do contexto socioeconômico e todos os artigos do contexto de infraestrutura escolar resultam que os contextos interferem no desempenho escolar, contrastando com as ideias de Coleman (1966), por exemplo, que relatou que os insumos escolares não apresentavam efeito no desempenho escolar. 2) Falta de consenso entre autores na composição de variáveis de índices socioeconômicos e de infraestrutura escolar.
1) Na literatura encontrada, variáveis socioeconômicas são mais estudadas do que variáveis de infraestrutura escolar; 2) Tanto na revisão sistemática para o contexto socioeconômico quanto na revisão de infraestrutura escolar, não havia definição e consenso entre os autores de quais variáveis são consideradas de contexto socioeconômico e quais são consideradas de infraestrutura escolar.
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. SIRIN, Selcuk R. Socioeconomic status and academic achievement: A meta-analytic review of research. Review of educational research, v. 75, n. 3, p. 417-453, 2005. TRANFIELD, David; DENYER, David; SMART, Palminder. Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British journal of management, v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003.