Resumo

Título do Artigo

TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM CADEIA DE SUPRIMENTOS: estudo bibliométrico utilizando a linguagem R
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cadeia de suprimentos
Bibliometria
Blockchain

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Paulo Henrique dos Santos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) - Senador Canedo
2 - Cassiomar Rodrigues Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Goiânia
3 - Jose Elenilson Cruz
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB) - Campus Gama

Reumo

A Cadeia de Suprimentos (CS) é responsável pela circulação de bens desde sua origem até o seu consumo, peça importante da vida de organizações e pessoas, as empresas estão cada vez mais entrelaçadas por meio de CS. Todavia, com as mudanças na dinâmica de circulação de bens nos últimos anos acometidas por episódios de pandemia, rumores de guerras e interrupções interesses geopolíticos e desastres naturais, vislumbra-se alterações em temáticas de pesquisa neste campo.
As questões de pesquisa que norteiam este estudo são: que temas de pesquisa são motores e transversais nos estudos em cadeia de suprimentos? Este estudo tem por objetivo geral realizar análise bibliométrica do termo cadeia de suprimentos em um dos principais bancos de dados utilizado a nível mundial para pesquisas acadêmicas, a Web of Science (WOS)
Seguindo o estudo de Quevedo-Silva et. al, (2016), esta pesquisa bibliométrica pauta-se em identificar as tendências e o crescimento do conhecimento em uma área. Indicadores bibliométricos visam determinar o impacto da produção de pesquisa conforme medido por meio de publicações acadêmicas (JALAL, 2019). A análise identifica o volume e o crescimento padrão de literatura para uma determinada área emergente. Dá uma visão retrospectiva da literatura publicada que avalia contribuições acadêmicas em um campo focal (GULERIA; KAUR, 2021).
Para a realização da pesquisa bibliométrica, utilizou se o programa RStudio versão livre 2022.02.1+461 para desktop. Esta versão permiti a utilização do pacote “Bibliometrix” do R. O fluxo de trabalho desta pesquisa bibliométrica dividiu-se em cinco etapas padrões, conforme Aria e Cuccurullo (2017): Desenho do estudo, Coleta de dados, Análise de dados, Visualização de dados e Interpretação.
Descobriu-se temas emergentes e transversais, sugerindo temas que precisam ser desenvolvidos. Todavia, precisa-se de investigação, nota-se que alguns temas são necessariamente desenvolvidos e outros não, como por exemplo, blockchain, diferente de simulação, que alcançou seu pico de desenvolvimento até 2001. O blockchain surge dentro da fatia de tempo de 2017 a 2021 e continua seu desenvolvimento até 2022, demonstrando nitidamente ser um tema emergente e ao mesmo tempo transversal dentro da cadeia de suprimentos, sugerindo a necessidade de continuidade em seu desenvolvimento.
Temas emergentes e transversais, como blockchain tem maiores possibilidades de propiciarem lacunas teóricas e, consequentemente, serem bases de novos estudos. Embora pesquisado de 2017, blockchain ocupa, atualmente, posição muito importante no campo cadeia de suprimentos, requerendo, nitidamente, a continuidade de novos estudos, visando seu melhor desenvolvimento. Portanto, sugere-se às novas pesquisas o foco neste tema.
ARIA, Massimo; CUCCURULLO, Corrado. bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of informetrics, v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017. GULERIA, Deepa; KAUR, Gurvinder. Bibliometric analysis of ecopreneurship using VOSviewer and RStudio Bibliometrix, 1989–2019. Library Hi Tech, 2021. Intelligence, p. 1-19, 2022. Jalal, S. K. Co-authorship and co-occurrences analysis using Bibliometrix R-package: a casestudy of India and Bangladesh. Annals of Library and Information Studies (ALIS), 66(2), 57-64, 2019.