Resumo

Título do Artigo

DECISÃO ESTRATÉGICA NO CONTEXTO DE CRESCIMENTO SUSTENTADO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

DECISÃO ESTRATÉGICA
AQUISIÇÃO DE EMPRESA
PROMOÇÃO DE MARCA

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - VERGUEIRO
2 - Benny Kramer Costa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
3 - MARIA ADRIANA LEANDRO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
4 - Luis Fabio Cavalcanti da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro

Reumo

O caso relata a necessidade de tomar decisão estratégica em uma empresa de capital aberto que atua em segmento competitivo. O antigo CEO da empresa cumpriu com êxito o mandato para aumentar as vendas da empresa, no entanto, a margem de lucro deteriorou-se. Há seis meses assumiu um novo CEO incumbido de recuperar as margens e o crescimento sustentado das operações. Enquanto o novo CEO toma pé da situação surgiram inquietações para as quais ele não obtinha solução de sua equipe. Assessorado por consultores externos ele está diante de um dilema sobre qual alternativa deverá apresentar ao Conselho
Os objetivos educacionais deste caso contemplam o desenvolvimento de competências relacionadas à tomada de decisões estratégicas com as quais os estudantes deparar-se-ão no ambiente empresarial ao longo de sua carreira profissional. Ao participar da resolução os alunos poderão ampliar a visão de negócio por meio da aplicação de noções da Teoria Geral dos Sistemas; compreender a extensão e complexidade de decisões estratégicas; aplicar noções da Teoria do Alto Escalão e aplicar conceitos da das Visões Baseadas em Recurso na Atenção
Este caso de ensino foi baseado em observação de situações vivenciadas pelo autor durante atuação em empresas e aprendizados da atuação acadêmica. O caso usa informações de fontes secundárias, coletadas nos sítios de internet, artigos e relatórios disponíveis na internet. O roteiro é fictício e os acontecimentos foram adaptados a partir de situações reais vivenciadas pelo autor e de informações públicas disponíveis sobre o direcionamento de negócios de uma empresa nacional referente em sandálias. O nome atribuído à empresa e dos produtos são fictícios e adaptados para o caso
Modelagem de negócios Pensamento Crítico, Argumentação e Debates Tópicos Contemporâneos em Administração Marketing Estratégia
Chiavenato, I. (2020). Planejamento Estratégico - Da Intenção aos Resultados (4ª edição). Grupo GEN. Hambrick, D. C., & Mason, P. a. (1984). Echelons : of Reflection The Its Organization as Top a. Management, 9(2), 193–206. Hambrick, D. C., & Fiedrickson, J. W. (2005). Are you sure you have a strategy? KATZ, Daniel; KAHN, Robert. Psicologia social das organizações. São Paulo: Atlas, 1975. Ocasio, W. (1997). Towards an attention-based view of the firm. Strategic Management Journal, 18, 187–206. Porter, M. E. "What Is Strategy?" Harvard Business Review 74, no. 6 (November–December 1996): 61–78.