1 - SARAH LOPES SILVA SOUTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Formiga
2 - Daniela Meirelles Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Arlete Aparecida de Abreu INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Formiga - MG
Reumo
Hoje o mercado de trabalho busca por profissionais que possuem além de capacidade técnica, competências empreendedoras, habilidade para trabalhar em equipe, ter senso crítico, coletivo e interdisciplinar, resolver problemas, dentre outras competências que são características do profissional no século XXI. As instituições de ensino superior possuem importante papel na formação desse perfil profissional, mas para tanto, é necessário adequações no processo de ensino e aprendizagem que auxiliem o educando a construir tais competências, promovendo de maneira eficiente a formação integral do aluno.
O empreendedorismo é um elemento importante na evolução econômica despertando o interesse acadêmico voltado à educação empreendedora, assim a pergunta que norteia esse estudo é: como desenvolver a educação empreendedora, no ensino superior, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem? Sendo o objetivo geral, analisar como a literatura científica nacional e internacional tem retratado o uso das metodologias ativas em sala de aula nas instituições de ensino superior para a Educação Empreendedora.
As instituições de ensino superior para além de promover o desenvolvimento acadêmico, deve buscar transformar a realidade social (Pietrovski et al., 2019). Diante deste cenário há uma necessidade de novas formas de aprendizagem que promovam de maneira eficiente a formação integral do aluno. Para Lacerda & Santos, 2018 os métodos não tradicionais de ensino, quando estruturados e fundamentados podem ser a resposta a esta demanda. Para estes autores as metodologias ativas representam uma mudança de paradigma, onde o professor e o estudante assumem novos compromissos.
Foram analisados 23 artigos, selecionados por meio de procedimentos sistemáticos na base de dados Scopus. Sendo a maioria (82,6%) publicados nos últimos 9 anos. Percebe-se ainda que houve uma crescente no interesse pela temática nos últimos 3 anos. A maioria dos artigos foram publicados em journals das áreas de Educação (8) e publicados na Europa (60%). As metodologias ativas encontradas foram PBL (3 artigos), Serious games e/ou Gamificação (4 artigos), Service Learning (1 artigo), Design Thinking (7 artigos), Sala de Aula Invertida (2 artigos), Aprendizagem Baseada em Projeto (6 artigos).
Conclui-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem tem sido objeto de estudo. Nos anos de 2019 e 2021 houve a maior parte das publicações, o que revela um crescimento no interesse pela temática. As categorias DT (7 artigos – 30,43%) e ABP (6 artigos – 26,09%) foram as metodologias com maior número de estudos. Em todas as categorias apareceram artigos dos últimos três anos (2022, 2021 e 2020), o que reforça uma crescente no interesse pelas temáticas de empreendedorismo e metodologias de ensino.
Pietrovski, E. F., Schneider, E. I., Reis, D. R., & dos Reis Junior, D. R. (2019). Analysis of the entrepreneurial potential of undergraduate students: From theory to practice | Analyse du potentiel entrepreneurial des étudiants de l’enseignement supérieur: Une application de la théorie à la pratique | Análise do potencial empreendedor. Innovar, 29(71), 25–42.
Lacerda, F. C. B., & Santos, L. M. dos. (2018). Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 23(3), 611–627.