Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO E DESEMPENHO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM UM CURSO LATO SENSU SEMIPRESENCIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desempenho Acadêmico
Abordagens Educacionais
Estratégias de Ensino

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - João Victor Lucas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGCONT
2 - Jane Mendes Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGOLD
3 - Bruno Eduardo Slongo Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Sociais Aplicadas

Reumo

A pós-graduação lato sensu aparece no sistema educacional formal brasileiro como uma das respostas às demandas de capacitação dos profissionais. Como uma das possíveis respostas às demandas de capacitação ao profissional atuante em um mercado acelerado, são apresentados os cursos de pós-graduação Lato Sensu, com o objetivo de complementar a formação acadêmica. Tais transformações se alinham ao processo de financeirização da educação superior brasileira, qual provoca mudanças substanciais na organização e no funcionamento do sistema nacional de ensino superior do país.
Professores são instados a procurar estratégias que prendam a atenção do estudante e os faça se apropriarem com conhecimento por meio de estratégias inovadoras de ensino sem certeza de estas estratégias inovadoras e que usem tecnologia sejam de fato efetivas, fundamentando a seguinte questão: Qual a percepção dos estudantes de pós-graduação lato sensu quanto ao papel das estratégias educacionais inovadoras no desempenho acadêmico?. Objetivando verificar a influência da utilização de estratégias educacionais inovadoras no desempenho acadêmico de estudantes de pós-graduação lato sensu.
Diferentes abordagens colocam em voga a consideração de elementos como a dimensão humana, as dimensões técnicas, cognitivas, emocionais, sócio-políticas e culturais, sendo em enfatizada cada um dos elementos nas diferentes abordagens, resultando assim em dimensões para prática educacional. Ao analisar a prática das abordagens no ambiente educacional, voltado a pós-graduação lato sensu, objeto desta pesquisa, destaca-se a abordagem tradicional, a comportamentalista (ou tecnicista), sendo também colocadas em prática por meio de elementos inovadores, como utilização de tecnologias.
O posicionamento epistemológico desta pesquisa é interpretativista em uma abordagem qualitativa, operacionalizada por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes. Para realização da análise dos dados a partir das entrevistas realizadas com os discentes do curso, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Flores (1994). O autor propõe que o conteúdo seja analisado a partir da codificação aberta e categorização dinâmica, na qual o pesquisador não segue um processo linear, revisitando o que fora definido continuamente.
Os achados neste curso de especialização mostram que o uso de metodologias ativas não foi efetivamente feito por nenhum professor, embora houvessem tentativas. Neste contexto, os estudantes entrevistados percebem que aprendem mais com professores que usam mais o diálogo como mecanismo de aprendizagem, são organizados e tem habilidade para expor o conteúdo. O uso de tecnologias ou de metodologias ativas torna-se secundário, a percepção dos estudantes é de que o desempenho em relação ao aprendizado é efetivo quando há aplicações práticas que se adequam a realidade do estudante.
O estudantes percebem que algumas inovações sobrepuseram os elementos considerados adequados para o desempenho na aprendizagem, por exemplo, diálogo, clareza nas explicações e aplicação práticas dos conteúdos. Os entrevistados priorizaram como protagonistas em sua percepção aprendizado a confiança do professor na disciplina a ser abordada, a segurança transpassada aos estudantes, além do afinco na fala como instrumento de linguagem do docente. Os alunos demonstraram maior percepção de desempenho em abordagens abordagens na relação aluno-professor menos tradicionalistas e mais humanistas.
Antonello, C. S., & Ruas, R. (2005). Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. Revista de administração contemporânea, 9, p. 35-58. Doi: https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000200003 Bacich, L., & Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora. Barrows, H. S. (1986). A taxonomy of problem‐based learning methods. Medical education, v. 20, nº 6, p. 481-486.Doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1986.tb01386.x Brito, M. A. F. (2017). A inserção do design thinking aliado ao coaching nos tr