Resumo

Título do Artigo

Jornadas heroicas: estudo das competências obtidas no esporte como instrumento de aprendizagem baseada na prática
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem baseada na prática
Esportismo
Práticas esportivas e organizacionais

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Rodrigo Guimarães Motta
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - São Paulo
2 - Wagner Castropil
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Medicina
3 - Wagner Hilário Padula Borges
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT) - Mooca
4 - Maria Amelia Jundurian Cora
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Administração campus Arapiraca

Reumo

Como a prática do esporte contribui para a aprendizagem na prática de competências que são úteis não apenas nos desafios esportivos, como também no atingimento da excelência profissional no meio corporativo? Segundo a Teoria do Esportismo, os esportistas apreendem cinco competências na prática de suas atividades esportivas (atitude, visão, estratégia, execução e trabalho em equipe), as quais podem ser utilizadas de modo que eles tenham um bom desempenho empresarial e executivo.
A Teoria do Esportismo, na qual o aprendizado na prática das cinco competências ocorre, é um campo de estudos ainda pouco explorado e que demanda mais pesquisas a fim de que seja mais bem compreendido, de modo que o conceito possa ser melhor aproveitado em práticas organizacionais. Diante dessa problemática, o objetivo deste artigo foi compreender como seis empresários ou executivos utilizaram intuitivamente o aprendizado baseado na prática das cinco competências que compõem a Teoria do Esportismo e como tais habilidades foram empregadas durante suas trajetórias no esporte e na administração.
Esta pesquisa se utiliza dos conceitos da aprendizagem baseada na prática (Bezerra & Davel, 2017), contextualizando sua contribuição para formar administradores, e da Teoria do Esportismo (Castropil & Motta, 2010), expandindo as características que compõem cada uma das cinco aptidões propostas pela teoria e demonstrando a sua relevância quando aplicada na vida profissional de esportistas.
Para fins metodológicos, este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa a partir de uma pesquisa narrativa, visando a estabelecer uma amostra de profissionais de administração que fossem referência de êxito em suas áreas.
A partir dos relatos dos seis perfis estudados, todos atletas e altos executivos e empresários, identificou-se na vivência de cada um a constituição das condições sociais que tornam o sujeito em um esportista por meio de um estilo de vida e de um campo simbólico, sugerindo que os "interesses" e valores dos praticantes se harmonizam com as exigências correlativas da profissionalização, tanto da racionalização da preparação (treinamento) quanto da execução do exercício esportivo pela busca da maximização da eficácia específica (medida em "vitórias", "títulos" ou "recordes").
Analisando-se as perspectivas individuais e pessoais dos entrevistados, observou-se como as competências investigadas pela Teoria do Esportismo se mostraram presentes em seus perfis profissionais, de modo que cada um demonstrou ao menos uma habilidade com maior evidência de apropriação. Este artigo, portanto, buscou oferecer algumas possibilidades de reflexão a respeito da contribuição das competências adquiridas na prática do esporte e a sua aplicação intuitiva em trajetórias executivas.
Bezerra, C. O., & Davel, E. P. B. (2017). Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing. Revista Eletrônica de Administração, 23(3), 288-312. Castropil, W., & Motta, R. G. (2010). Esportismo – Valores do esporte para a alta performance pessoal e profissional. São Paulo: Gente. Creswell, J. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. Escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso. Ratten, V. (2015). Athletes as entrepreneurs: The role of social capital and leadership ability. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 25, 442-455