PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS BASEADO NOS ATRIBUTOS DE LÍDER-COACH: um estudo exploratório em uma Cooperativa Agropecuária do Rio Grande do Sul
Desenvolvimento de Lideranças
Líder-coach
Cooperativa
Área
Artigos Aplicados
Tema
Gestão de Pessoas
Autores
Nome
1 - César Augustus Techemayer FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento
2 - FABRICIO COLVERO AVINI UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPGN
3 - Patricia Martins Fagundes Cabral UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Gestão e Negócios
4 - José Carlos da Silva Freitas Junior UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
Reumo
A área de cooperativismo sofreu fortes impactos da crise nestes tempos difíceis que as organizações se desafiam para manter a sustentabilidade de seus negócios e diante deste cenário difícil, é importante que seja fortalecida a gestão e desenvolvimento das lideranças para evolução em direção a um plano estratégico que traga maior eficácia. Desta forma, torna-se ainda mais relevante aprofundar o tema de desenvolvimento de lideranças e neste sentido o coaching tem sido visto como ferramenta importante para expandir conhecimentos e competências dos gestores (THEEBOOM, BEERSMA,VAN VIANEN,2014)
A Cooperativa Agropecuária RS está localizada em um município na região serrana do RS, fundada há mais de 100 anos, por decisão de pequenos agricultores, com a finalidade de produção de queijo e manteiga. Ao longo dos anos a iniciou um processo de expansão, com a incorporação de 6 Cooperativas e criação de novas unidade. Em 1999, foi a primeira Cooperativa da Região Sul com ISO 9.000. Atualmente, a Cooperativa conta com quase 5.000 famílias associadas, sendo 2.500 produtores de leite(135 municípios/RS), 2.200 funcionários, industrializando a média de 800 mil litros/dia.
Baseando-se nas informações do Gestor de Recursos Humanos da Cooperativa, identificou-se que o processo formal de desenvolvimento de Lideranças foi iniciado em 2004. A partir de 2019 foi escolhida a abordagem de Líder- coach, com treinamento intensivo aplicando prática entre os times, desenvolvendo dinâmicas que envolviam estudos de casos internos e como o líder resolveria na prática. Desta forma, identifica-se a relevância de estudar como está adesão dos atributos de Líder-coach pelas Lideranças da Cooperativa.
Dentro do contexto da pesquisa, a proposta foi responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a percepção interna de aplicação dos atributos de líder-coach no desenvolvimento de lideranças da cooperativa para nível de gerentes e supervisores? Para este estudo foi feito um estudo exploratório quali-quantitativa, com entrevista junto o gestor de RH e posteriormente aplicação de uma survey para avaliar a adesão aos atributos de líder-coach para gerentes e supervisores. A pesquisa resultou em ações e ideias para os gestores colocarem em prática os resultados.
Analisando o Programa de Desenvolvimento das Lideranças, identifica-se que é um processo estruturado adequadamente, alinhado com o Planejamento Estratégico da Cooperativa e visando atender as demandas organizacionais. Os resultados da Survey foram os seguintes: um bom estágio de adesão aos processos de coaching pelas lideranças da cooperativa, não apresentando diferenças significativas nos resultados nas posições de gerentes ou supervisores; uma menor percepção de adoção de atributos gerencias (estabelecimento de metas, gerenciamento, etc) do que comportamentais (presença, escuta ativa, etc.)
Uma oportunidade de melhoria apresenta-se a partir da necessidade de evolução no processo avaliação reativa atual, realizada por meio de avaliação de aprendizagem, e que poderia avançar para um estágio de sistematização do coaching relacionando o impacto nos resultados, conforme os 4 níveis de avaliação preconizados por Kirkpatrick. Outro relevante para o processo de Desenvolvimento de Lideranças na Cooperativa seria o desenvolvimento de treinamentos com foco nos atributos gerenciais de Líder-coach.