Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO: DA AMBIENTAÇÃO À COORDENAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de pessoas
Setor público
Motivação e liderança

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Germano Teixeira Cruz
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB) - Campus Recanto das Emas
2 - Jessica Gisella Santos Pereira de Morais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE
3 - MARIA SALETE BATISTA FREITAG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACE

Reumo

Esse caso descreve a trajetória de uma servidora pública que foi nomeada recentemente para atuar como Administradora em uma instituição de ensino profissional. Ela inicia sua jornada cheia de expectativas, mas se depara com algumas barreiras, na estrutura da instituição e no relacionamento com os colegas. Em pouco tempo ela consegue se destacar e recebe a oferta de assumir uma função de chefia, no entanto, se vê envolvida em um dilema: se aceitar a coordenação da equipe, terá que lidar com servidores desmotivados e conflitos antigos, mas se recusar tem receio de afastar novas oportunidades.
O caso tem como base as teorias de motivação e liderança na administração. Tem como objetivo promover discussões sobre a motivação para o trabalho, mais especificamente no serviço público, relacionando comportamentos e intenções. Tem como intuito promover discussões sobre a Teoria de dois fatores de Herzberg e a hierarquia das necessidades de Maslow. Incentivar a reflexão sobre práticas motivacionais; Liderança como Processo social, levando em consideração a motivação dos liderados e a conjuntura; As bases motivacionais da liderança transacional e transformacional.
A fonte de dados foi diversas. De forma primária, envolveu a observação e conversas com servidores da instituição real do caso. Também foram utilizadas fontes secundárias, como informações obtidas por meio de documentos, sítio oficial, legislação, normas e regulamentos da instituição. Os nomes e setores foram alterados, bem como foram criadas situações e diálogos fictícios para enfatizar as questões que seriam abordadas no caso. O caso foi aplicado em duas disciplinas de graduação para validação semântica e da narrativa, obtendo diversas sugestões de melhoria.
Sugere-se que o caso seja aplicado em disciplinas de comportamento organizacional e gestão de pessoas em cursos de graduação em Administração, Gestão Pública e outros afins.
Para aplicação nos cursos de graduação, sugere-se a utilização de publicações comuns, como Maximiano, A.C. A. (2012). Introdução à Administração, 8ª edição. Grupo GEN, FRANÇA. A.C. e Colaboradores Comportamento organizacional:conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006 e Wagner III, J. A., & Hollenbeck, J. R. (2020). Comportamento organizacional. Saraiva Educação SA