Reposicionamento de marca
Sustentabilidade
Salon Line
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha Escola Germinare (Instituto J&F) - São Paulo
2 - Rodrigo Guimarães Motta PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - São Paulo
Reumo
O Caso contextualiza a jornada da Salon Line dentro do mercado mundial de beleza e cuidados pessoais. Explora a estratégia da marca focada no digital para um reposicionamento que toma por base o empoderamento feminino. Ao trazer o panorama internacional, demanda sejam trabalhados os temas de sustentabilidade empresarial e Agenda ESG, já incorporados pelos grandes players. Advém daí o desafio da Salon Line: como a marca pode de aprender com o passado – reposicionamento – e avançar para implementar e comunicar a Agenda ESG definindo um planejamento estratégico focado na sustentabilidade?
O principal objetivo é estimular a reflexão dos estudantes quanto a possíveis soluções para que a Salon Line possa, aprendendo com seu reposicionamento bem-sucedido, implementar e comunicar uma Agenda ESG, definindo um planejamento estratégico focado na sustentabilidade. Também pretende auxiliar os estudantes na elaboração do planejamento estratégico por meio de três etapas: diagnóstico, estratégia e plano de ação, contemplando quatro pilares do negócio, marketing, comercial, supply e produto, e fomentar a perspectiva crítica do aluno quanto ao impacto real da solução apresentada
Para a composição da trajetória de reposicionamento da Salon Line (introdução e reposicionamento), a busca na internet localiza entrevistas relevantes da diretora de marketing da Salon Line. Em paralelo à essa trajetória, no subitem focado à diversidade de mulheres que a marca abraça, a coleta de dados abrangeu relatórios de pesquisas. Na parte do benchmarking, o Caso traz uma coleta e análise dos websites dos players internacionais. Corroboram para construção deste desafio e de seus questionamentos secundários, sites que trazem dados sobre sustentabilidade empresarial e Agenda ESG
Este Caso pode ser aplicado em cursos de nível técnico e de graduação nas áreas da Administração, Propaganda e Marketing, além de cursos de especializações nas diferentes temáticas de gestão. Sua utilização é recomendada em disciplinas que envolvam conteúdos de marketing, administração estratégia, gestão de marketing, sustentabilidade, Agenda ESG, bem como qualquer outra relacionada com a discussão que o caso instiga acerca do reposicionamento da Salon Line e da implementação e comunicação da Agenda ESG através de um planejamento estratégico com foco na sustentabilidade
AAKER, D. On Branding, 2015. BELINKY, A. ODS OU ESG?, 2022. BARBOSA, C.; LOPES, S. Sustentabilidade, 2018.BLACKROCK ESG INTEGRATION. What is ESG? 2020.BROWN, M. The brand pyramid, 2022.EVANS, V. Ferramentas estratégicas, 2013.KISO, R. Jornada Unbound e a Pirâmide de Influência, 2022.KOTLER, P. Administração de marketing, 1995.KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing, 1999. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND.; LAMPEL, J. Safári de estratégia, 2010.PORTER, M. E. What is strategy?, 1996.RIES, A.; TROUT, J. Posicionamento, 2009.ROCHA, C. R. N. C; LIMA, T. P.; MOTTA, R. G. Sustentabilidade, 2021