Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Autores
Nome
1 - Anderson Soares Lopes UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
Reumo
Este estudo vem tratar de questões que envolvem as vertentes da hospitalidade no ambiente dos meios de hospedagem e do fornecimento de alimentos e bebidas em época turbulentas para a sociedade, a exemplo dos tempos de pandemia e da crise no setor de saúde global gerada por meio da contaminação do vírus COVID-19. Para fins desta pesquisa considera-se que a hospitalidade é um intercâmbio humano contemporâneo, celebrado de forma a melhorar o bem-estar mútuo das partes envolvidas por meio do fornecimento de acomodação e/ou comida e/ou bebidas (Brotherton, 1999; Lugosi, 2008).
O problema da pesquisa é: qual é o impacto da pandemia do vírus COVID-19 nas relações de hospitalidade no contexto dos meios de hospedagem e do fornecimento de alimentos e bebidas?
O objetivo principal da pesquisa é analisar, classificar os materiais dispostos sobre o COVID-19 e desta forma avaliar o impacto nos setores de hospedagem e alimentos e bebidas.
Aspectos de receptividade e da hospitalidade possuem distintos tópicos na sua agenda de pesquisa (Lynch et al., 2011), no contexto do ser humano, da sociedade e na atuação das organizações. Isto vem a ocorrer de forma pessoal e no ambiente virtual, por vezes ao contemplar abordagens teóricas inovadoras, por exemplo, em rede on-line (Molz, 2012) ou mesmo das diferenças e controle social (Lynch et al., 2011). Desta forma demonstra-se que o conceito de hospitalidade vem a ser amplo (Molz, 2012).
Neste manuscrito é realizada pesquisa documental, onde foram levantadas e analisadas notícias que tratam a respeito do COVID-19 no período de 26 de fevereiro a 26 de março de 2020. Os dados foram coletados a partir de notícias apresentadas nos portais G1 (g1.globo.com) e UOL (www.uol.com.br). Desta forma os materiais coletados foram divididos em 2 categorias: 1 – Impacto do COVID-19 na atividade dos meios de hospedagem, e 2 – formas que o COVID-19 afetou o setor de alimentos e bebidas.
Os dados levantados neste estudo demonstram o número de publicações sobre o tema COVID-19, como também apresentam a dimensão e relevância do estudo dispostos nos dois portais analisados, G1 e UOL. No decorrer da análise demonstra-se a evolução das publicações sobre COVID-19 que impactaram as áreas de alimentos e bebidas, e hospedagem.
Este estudo tratou de dois pilares da hospitalidade a exemplo da área de alimentos e bebidas e do setor de hospedagem em épocas de pandemia, mas que mesmo em épocas de crise estas vertentes vêm a ser atividades fundamentais para as relações humanas, ou intercâmbio humano, ao celebrar o bem-estar dos stakeholders desta atividade. Hoje, visto no contexto da boa nutrição, da prestação de serviços e da atuação das organizações.
Brotherton B (1999). Towards a definitive view of the nature of hospitality and hospitality management. International Journal of Contemporary Hospitality Management 11(4): 165- 173. Lugosi, P. (2008). Hospitality spaces, hospitable moments: Consumer encounters and affective experiences in commercial settings. Journal of Foodservice, 19(2), 139-149. Lynch, P., Molz, J. G., Mcintosh, A., Lugosi, P., & Lashley, C. (2011). Theorizing hospitality. Hospitality & Society, 1(1), 3-24. Molz, J. G. (2012). CouchSurfing and network hospitality:'It's not just about the furniture'. Hospitality & Society.